Marcelo Rezende está em tratamento em hospital em Moema
O que é preciso esclarecer para desmistificar o sensacionalismo 

Algumas pessoas que leram a homenagem que fiz em texto ao apresentador Marcelo Rezende ficaram equivocadas, pois no ímpeto de obter uma informação trágica, de que o nobre apresentador estaria morto, deparou-se com uma homenagem. E infelizmente não distinguiram o fato da fatalidade – situações bem distintas. “Ao Mestre Marcelo Rezende com Carinho”, é uma forma de agradecer, de reconhecer. Isso fica evidente. Não se trata da sentença de morte.

Quanto ao fato da menção a Marcelo Rezende no Blog foi para informar uma leitora brasileira – assídua – que mora em Canberra, na Austrália. Ela enviou mensagem querendo saber sobre o Marcelo apresentador. Foi mencionado o seu real estado de saúde e, posteriormente, no segundo texto, a homenagem.

Mas graças aos céus ela compreendeu perfeitamente, e após ter lido  “Ao Mestre Marcelo Rezende com Carinho”, retornou mensagem com as seguintes palavras: “Estamos torcendo por ele aqui na Austrália. O Marcelo  vai sair dessa”.

O BLOG é uma conexão com emigrantes no mundo – atualmente brasileiros em 17 países acompanham as informações aqui colocadas. Tenho feito isso com lisura e determinação. Não se trata de tecer o sensacionalismo para nutrir a sede de curiosos, que vasculham tudo e a eles só interessa a consolidação do trágico.

Repito, é um BLOG específico, voltado aos cidadãos do mundo, às pessoas de bom senso e também aos pais de cidadãos do mundo, com os quais tenho tido contato diário, evidente, através de telefonemas e mensagens privadas. Situações gravíssimas, que o leitor ficaria perplexo, mas que jamais seriam mencionadas por se tratar de particularidade.  

Não houve – e não há sensacionalismo, pois o BLOG foi criado para esclarecer, informar a causa dos emigrantes – coisa que os jornais não noticiam, e quando o fazem, destorcem o fato não por maldade, mas falta de conhecimento sobre Imigração.

Agradecer é um gesto de carinho – como foi feito a Marcelo Rezende -, e não compreender o teor desse reconhecimento, distorcer, é um ato de imprudência. Escrevo para pessoas esclarecidas. (Walther Alvarenga)



(Uma segunda leitura pode evidenciar o equívoco)

Ao mestre Marcelo Rezende com carinho

Marcelo Rezende deixa legado especial na televisão brasileira
Fica o seu legado e a certeza que são poucos os que entram para história

Sem dúvida, Marcelo Rezende marcou a sua trajetória na televisão brasileira com excelência, apontando criminosos, exaltando pessoas do bem e, na melhor das intenções, cumprindo com o seu dever de informar. E depois de passar por programas de peso, incluindo o “Linha Direta”, na Globo, atualmente à frente do “Cidade Alerta”, na Rede Record, foi imparcial e exigente, inclusive, exaltando no ar as derrapadas dos “focas” – termo usando no Jornalismo para  identificar os repórteres iniciantes.

Colocou apelido em meio mundo, chamando uma jovem repórter de “Capitão Nascimento”, entre outros nomes, incluindo o “Menino de Ouro” para o apresentador Luiz Bacci – me desculpe o leitor, mas considero o Bacci superficial ao extremo, mais parecendo vendedor de sabão em pó.

O encontro com Deus no momento de compenetração
Tem também a Fabíola Gadelha, que foi denominada como Fabíola Rabo de Arraia, por quem Rezende nutria um carinho especial, e a levou para São Paulo, encantado com a sua eficiência e impetuosidade.

Enfim, Marcelo Rezende é um mestre que a televisão brasileira perde e que vai fazer falta. No momento deste artigo, me refiro a Rezende estar hospitalizado – na UTI – em situação crítica, na luta acirrada contra um câncer no fígado e no pâncreas. 
  
A televisão no Brasil carece de bons profissionais e, não cabe a mim dizer se este ou aquele é o melhor, mas há um bando chatos, que incomoda. E quando estamos diante de uma fatalidade que tira Marcelo Rezende do ar, fica a lacuna porque os bons são poucos – conta-se nos dedos.  

No Cidade Alerta ele não poupou nem mesmo os poderosos
Confesso que fiquei fragilizado com drama enfrentado por Marcelo Rezende e a forma como as que coisas aconteceram, transformando em lembranças o que não devemos esquecer. Há os que passam por nós e deixam um legado memorável.

E quem se acostumou a ver o Marcelo Rezende dizer: “Corta pra mim” ou então dar uma dura no pessoal da produção, quando o planejado não acontecia durante o  “Cidade Alerta”, vai sentir muita falta.

Geraldo Luiz o amigo para todos os momentos
Foi um ano complicado para o Brasil, na linha cultural, com perdas irreparáveis como Luiz Melodia, Belchior, Rogéria, e tantos outros artistas, que não vêm à memória, mas que fizeram a sua história.

Ao mestre Marcelo Rezende a reverência de um Brasil – o país do povo – que o admira e o reverencia. Valeram todos os seus alertas, nas entrelinhas, que alfinetou os poderosos e colocou na parede àqueles que de fato  mereceram o posto de “traidores do povo brasileiro”, como ele mesmo dizia.

Walther Alvarenga






Post a Comment