Os ataques foram devastadores no World Trade Center
Nesta segunda será lembrado dia fatídico: 11 de setembro de 2001.
Há 16 anos, o mundo voltava-se assustado para a cidade de Nova York onde acontecia o maior ataque terrorista no World Trade Center. Os dois prédios mais altos da cidade vinham abaixo, após dois aviões se jogarem contra as duas torres – Torres Gêmeas -, provocando explosões e a morte de três mil pessoas. Segundo bombeiros, 6.300 pessoas continuam desaparecidas.
Quase 9h da manhã do dia 11 de setembro de 2001 quando um avião sequestrado por terroristas islâmicos teve sua rota desviada em direção a uma das torres do World Trade Center, em Nova York.
Pessoas que trabalhavam foram surpreendidas com os ataques
O primeiro ataque pegou todos se surpresa, porém, cerca de 20 minutos depois outro avião chocou-se contra a segunda torre do WTC, provocando o terror.
Minutos mais tarde, um terceiro avião, também sequestrado, foi jogado contra o Pentágono, a Central de Inteligência norte-americana, cuja sede fica próxima à capital do país, Washington D.C. Havia ainda um quarto avião de passageiros, que foi interceptado na Pensilvânia. Ele seria jogado contra a Casa Branca.
Poucos conseguiram sobreviver aos ataques nas Torres Gêmeas
“Foi um ato de guerra”, definiu o então presidente George W. Bush. Os americanos achavam que era preciso dar o troco — mas contra quem?
“Não se trata apenas de capturar essas pessoas e fazer com que paguem pelo que fizeram”, disse o subsecretário de Defesa, Paul Wolfowitz. “É preciso também eliminar os santuários, os sistemas de apoio e acabar com os Estados que patrocinam o terrorismo.”
Walther Alvarenga

.

Post a Comment