A transação milionária na contratação de Neymar é investigada
UEFA expediu comunicado e inicia investigação para apurar o caso

As cifras milionárias nas contratações dos jogadores Neymar (222 milhões de euros, cerca de 828 milhões de reais) e Kylian Mbappé (180 milhões de euros, 670 milhões de reais) pelo Paris Saint Germain (PSG) despertou a desconfiança da UEFA (União Europeia de Futebol) que iniciará uma investigação para analisar se o clube francês violou as normas do Fair Play Financeiro.

Como se encerrou o mercado francês de contratações, o órgão que rege o futebol europeu já dispõe dos dados para estudar se o PSG tinha margem econômica para realizar esses fortes investimentos, levando em conta sua receita, não só pela venda de jogadores, e as amortizações dos salários de sua equipe.

UEFA também questiona o contrato de Mbappé
 O Fair Play Financeiro impede que um clube lance perdas de mais de 30 milhões de euros (112 milhões de reais) e a UEFA investiga se com os gastos realizados pelo PSG este limite –“o requisito do ponto morto”, segundo a normativa– pode ter sido ultrapassado.

Também está sob suspeita à operação envolvendo Mbappé, disfarçada como uma concessão no primeiro ano e uma posterior compra definitiva do Mônaco, seu clube de procedência. O PSG corre o risco de expulsão das competições europeias, que seria posta em prática na temporada 2018-19.

“Nos próximos meses, a Câmara de Investigação do Comitê de Controle Financeiro de Clubes da UEFA se reunirá periodicamente para avaliar com cuidado toda a documentação relativa a este caso". 

"A UEFA considera que o jogo limpo financeiro é um mecanismo crucial de governança que tem por objetivo garantir a sustentabilidade financeira do Futebol Europeu de Clubes”, diz o comunicado emitido pela UEFA.

Nas primeiras medidas da investigação a UEFA solicitará ao clube tudo relacionado a sua situação contábil e poderá ampliar o pedido de documentação à medida que o processo transcorra.


Walther Alvarenga

Post a Comment