Jovens protestaram em frente a Casa Branca
Fim do DACA compromete 800 mil jovens no país
Ao anunciar que irá revogar o decreto assinado pelo Presidente Barack Obama em 2012, o DACA - Ação Diferida para chegada de Jovens Imigrantes - , que beneficia imigrantes ainda sem documentos e que chegaram crianças no país, jovens em várias partes dos EUA saíram às ruas protestando. O DACA entra em contagem regressiva e as novas medidas de Donald Trump serão anunciadas nesta terça-feira.
Os jovens beneficiados com o DACA temem que o presidente Donald Trump possa acabar com o programa, o que colocaria em risco a segurança de 800 mil jovens imigrantes. Com isso, a deportação poderá ser inevitável, adiando os dreamers.  Eles chegaram aos EUA acompanhado dos pais e não tiveram a chance de optar em permanecer no país de origem.
O presidente republicano está pressionado pelos dez procuradores do Texas, que exigem o seguinte: “Ou Trump desmante o programa Deferred Action for Childhood (DACA) no dia 05 de setembro ou eles desafiarão a legalidade do programa em um Tribunal Federal.
DACA está em contagem regressiva
Segundo declaração ao Brazilian Times, Alice de Souza, uma imigrante brasileira que é dona de uma empresa na Main Street, em Milford, disse que conhece várias pessoas na cidade que dependem do DACA e a maioria deles é formada por jovens. “Sem o programa não sei o que eles farão. Todas essas crianças, hoje estão trabalhando, precisam pagar impostos. É bom para o país, é bom para o governo, então por que acabar com ele (programa)?”, disse.
Entenda - O DACA, promulgado pelo presidente Barack Obama por meio de uma Ordem Executiva assinada em 2012, protege da deportação os imigrantes indocumentados trazidos para os EUA quando eram crianças menores de 16 anos e que tenham registros limpos para trabalhar, estudar, viajar e pagar impostos, por um período de dois anos.
Aqueles elegíveis para o programa devem registrar-se junto ao governo. Os participantes podem renovar suas autorizações a cada dois anos. Existem 18.788 residentes de Massachusetts que se encaixam nas regras do DACA, de acordo com o Serviço de Imigração e Cidadania dos EUA e cerca de 800 mil em todo o país.
Walther Alvarenga

Post a Comment