Cidadãos europeus na mira de investigação dos EUA

Nova regra de entrada entra em vigor em caráter de urgência

Segundo as normas adotadas pelo Departamento da Segurança Nacional dos EUA os passageiros da Europa que desembarcarem no país serão rigorosamente submetidos ao controle de Imigração. Entre os países visados está Portugal, além do Japão e da Grécia, e os demais 35 países que fazem parte da lista de isentos de visto. 

A nova meta que entra em vigor em caráter de urgência compromete os cidadãos portugueses que se mostraram indignados, pois viajam diariamente para o reduto de Donald Trump.  

Os países que mais enviam cidadãos aos EUA – dentre os 38 países  com isenção de visto – são, Portugal, Hungria, São Marino e Grécia. Segundo dados oficiais, mais de 2% dos cidadãos destes quatro países deslocam-se aos EUA sem necessidade de visto, entretanto, a Administração de Donald Trump exige agora novas regras.

Imigração americana fiscaliza cidadãos europeus
"Essa campanha de informação deve explicar quais são as regras para os que são admitidos nos Estados Unidos e quais as consequências que enfrentarão se não as cumprirem", relata um funcionário do Ministério do Interior norte-americano.

As novas medidas, explicam as autoridades americanas, visa impedir ataques terroristas, com isso os EUA querem que os 38 Estados beneficiários do programa forneçam informações pormenorizadas sobre os cidadãos com destino ao território norte-americano.

O Departamento da Segurança Nacional pediu ao Congresso para aprovar legislação para que os países incluídos no programa de isenção de vistos sejam obrigados a permitir aos agentes da Polícia de Imigração dos EUA viajar a bordo dos aviões que seguem para solo americano sem escala.

Os EUA partem de uma "perspectiva colaborativa", e estudam formas de punir os países que não cumprirem as novas exigências.

Pode viajar quem não permanecer nos EUA por mais de 90 dias, ou viajar temporariamente em negócios, turismo ou tratamento médico, não podendo estender o período de estada ou aceitar trabalho remunerado ou não remunerado.

Países com isenção de Visto - Os países que integram o Programa de Isenção de Vistos são Portugal, Andorra, Austrália, Áustria, Bélgica, Brunei, Dinamarca, Estónia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Islândia, Irlanda, Itália, Japão, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Mónaco, Holanda, Nova Zelândia, Noruega, São Marino, Singapura, Eslováquia, Eslovénia, Coreia do Sul, Espanha, Suécia, Suíça, Formosa ou Reino Unido.


Walther Alvarenga

Post a Comment