Esquema de segurança ostensivo na Times Square em New York
Na Times Square são esperados dois milhões de pessoas dia 31
O clima é de medo entre as pessoas que transitam pelas ruas e avenidas de Manhattan, em Nova York . Todos temem ser surpreendidos por ataque terrorista, pois se sabe que a qualquer momento tudo pode acontecer. O presidente Donald Trump pede cautela aos turistas e residentes, evitando o caos iminente.
A polícia de Nova York  deve obter treinamento especializado sobre como desmantelar qualquer atentado suicida que possa provocar um ataque durante as festas de Ano Novo de domingo quando se espera que dois milhões de pessoas se juntem na Times Square.
Policiais preparados para conter terrorista suicida
As medidas extras estão além da segurança já apertada para as celebrações tradicionais da Véspera de Ano Novo desde os ataques em 11 de setembro de 2001.A implantação de equipes de observação treinadas para detectar atiradores, um aumento de cães capazes de detectar explosivos e colocar mais oficiais na área, estão entre as medidas anunciadas pelos funcionários.
A polícia disse que incorporará as lições aprendidas com o que marcaram como três ataques terroristas na cidade nos últimos 15 meses, além de sua análise contínua de todos os ataques em todo o mundo.
Dois milhões de pessoas esperadas na Times Square dia 31
Essa inteligência fará parte da operação de segurança maciça para a celebração da "queda de bola" – na Times Square à meia-noite do dia 31–, uma tradição que data de 1907 e agora é televisionada em todo o mundo.
O chefe contra-terrorismo do Departamento de Polícia de Nova York, James Waters, disse em uma coletiva de imprensa: "Haverá um aumento nas armas pesadas com pessoal da equipe de bombas, nas equipes de detecção radiológica e na nossa tecnologia para incluir mais de mil câmeras  ao redor da área da Times Square para o evento", alerta.
Ano Novo tenso na Times Square
Os policiais convocados para operação receberão um boletim tático e um vídeo de treinamento sobre terroristas suicidas que eles poderão rever nos telefones emitidos pelo departamento a partir desta sexta-feira.
As instruções incluirão informações sobre como proteger os espectadores se os oficiais suspeitarem que alguém tem uma bomba e orientações sobre como apreender e desarmar um suspeito com a ajuda do esquadrão da bomba.
O Comissário de Polícia, James O'Neill, disse que os policiais serão postados em hotéis para acompanhar os convidados e o pessoal do serviço de emergência extra e as equipes de resposta crítica estarão disponíveis.
As pessoas que querem ver os atos musicais da Véspera de Ano Novo e outros entretenimento na Times Square terão que passar por cães treinados para detectar explosivos e oficiais fortemente armados. Devem passar por um magnetômetro para verificar armas, fazer suas inspeções e depois repetir todas esses passos pela segunda vez.
A polícia usará novamente caminhões de despejo cheios de areia, carros de polícia e blocos de cimento para fechar as ruas a partir das 11 horas do domingo. Cerca de 125 garagens na vizinhança serão esvaziadas de todos os carros e seladas.
Walther Alvarenga

Post a Comment