Donald Trump choca senadores com postura racista
"Por que razão temos todas estas pessoas de países de merda aqui?”

Era só o que faltava para Donald Trump colocar mais lenha na fogueira na questão imigratória. O Presidente dos EUA qualificou El Salvador, Haiti e várias nações africanas, que não identificou, de "países de merda", sinalizando que preferia abrir as portas aos imigrantes de países como a Noruega.

"Por que razão temos todas estas pessoas de países de merda aqui nos Estados Unidos?", questionou Trump, durante reunião com deputados na Casa Branca, segundo publicou o jornal The Washington Post.

Trump critica projeto que defende os africanos no país
Trump contestou dois senadores que lhe apresentaram um projeto de lei imigratória que daria abrigo a alguns cidadãos de países que foram recentemente retirados do Estatuto de Proteção Temporária (TPS, na sigla em inglês), como El Salvador, Haiti, Nicarágua e Sudão.

O TPS é um benefício concedido pelos EUA a imigrantes indocumentados, que não podem regressar aos países devido a conflitos civis, desastres naturais ou outras circunstâncias extraordinárias, permitindo-lhes trabalhar no país com uma autorização temporária.

Donald Trump sugeriu, na réplica, que os EUA deviam atrair mais imigrantes de países como a Noruega, com cuja primeira-ministra se reuniu na véspera.

Os deputados presentes na reunião ficaram chocados com os comentários, de acordo com o jornal, que não esclareceu se o Presidente norte-americano se referia também à Nicarágua e não identificou os países africanos em causa.

O jornal Los Angeles Times também corroborou a informação, acrescentando que, antes de proferir o insulto, Trump exclamou: "Para que é que queremos haitianos aqui? Para que é que queremos todas estas pessoas de África aqui?

"Raj Shah, um porta-voz da Casa Branca, não negou que Donald Trump tenha feito às referidas declarações quando questionado sobre o assunto.

Trump "sempre rejeitará as medidas temporárias, débeis e perigosas que ameacem as vidas dos norte-americanos que trabalham duro, e que prejudiquem aqueles imigrantes que procuram uma vida melhor nos Estados Unidos através de uma via legal", acrescentou Raj.

Loteria de Vistos beneficiava imigrantes com sorteio anual
Fim da Loteria de Vistos - O projeto de lei negociado por seis senadores de ambos os partidos, republicano e democrata, prevê a eliminação da chamada "Loteria de Vistos", programa eletrônico que seleciona aleatoriamente imigrantes de países com baixas taxas de migração para os Estados Unidos.

Anualmente, cerca de 50 mil pessoas entram no país através desse programa que abre caminho à cidadania norte-americana e que beneficia maioritariamente países de África. 

Walther Alvarenga

Post a Comment