Massachusetts suspende emissão de carteiras para indocumentados

A partir do dia 26 de março o cerco se fecha em Massachusetts.

A situação se complica para os imigrantes indocumentados nos EUA. Desta vez a ordem vem do Departamento de Trânsito de Massachusetts, que emitiu um comunicado avisando que a partir do dia 26 de março a carteira de motorista só será emitida ou renovada com comprovante de cidadania ou o Green Card.

O clima é de incerteza entre os brasileiros que ainda não têm documentos, pois sem a carteira de motorista fica inviável trabalhar em locais distantes, o que poderá comprometer o seu ganho no país.Para que o leitor do BLOG que desconhece as leis de imigração nos EUA, antes era possível tirar a carteira de motorista ou renova-la apena com o Social Security (SS) – documento que a maioria tem. 
Momento delicado para imigrantes sem documentos

A medida, segundo o Brazilian Times, se estende a IDs e carteira de aprendiz de motorista e segue critérios estabelecidos pela legislação federal que criou o REAL ID.
Portanto, a partir do dia 26 de março os imigrantes poderão escolher entre a carteira emitida atualmente, que não será mais aceita como documento federal, e o REAL ID, que passará a ser o documento federal.

O que isso significa? Quem optar em ficar com sua carteira de motorista não poderá utilizá-la para viajar dentro dos Estados Unidos, por exemplo, ou entrar em prédio federal.

Segundo informações do Grupo Mulher Brasileira, o Departamento de Trânsito pretende garantir que quem tem carteira agora, continue a tê-la, portanto, talvez aceite permissão de trabalho, mas de qualquer forma a carteira vai vencer quando o visto da pessoa vencer e não no prazo normal de uma carteira de motorista. 

Apenas o SS não será aceito.Dúvidas pode ser esclarecida neste link: goo.gl/ZHC5Uh. Para saber se o REAL ID é para você, acesse este link: goo.gl/FyuDdM
(Walther Alvarenga)


Post a Comment