Local onde 12 milhões de imigrantes desembarcaram nos EUA
O BLOG mostra a você, leitor, pontos cruciantes do Museu da Imigração.


Visitar o ponto de chegada de 12 milhões de imigrantes – 1892 a 1954 –, na ilha Ellis, situada no porto de Nova York, é emocionante. Para quem lida com imigração, diariamente, um momento de silencio, analisando cada objeto ali representado por pessoas que desembarcaram nos EUA em busca do sonho.

Barco que trouxe o colunista à Ilha de Ellis, em Nova York.
E dividir com você leitor do BLOG essa é emoção é gratificante. Em pontos do Museu da Imigração  Ellis Island Immigration Museum , têm malas, algumas ainda com nomes, e pequenos objetos pertencentes aos que aqui chegaram confiantes em um mundo melhor. 
A esperança dos imigrantes ao chegar nos EUA
Por alguns segundos dá para imaginar o contingente de imigrantes adentrando ao país, provenientes do continente europeu, após uma longa viagem em navios a vapor. Pessoas que chegaram a essa ilha buscando uma oportunidade no mundo novo.
Ao fundo as malas dos que aqui chegaram em 1892
Em 1990, o edifício que durante essa época serviu como posto de exame dos imigrantes que chegavam da Europa foi transformado em um museu, albergando tanto materiais originais, como documentos e fotografias.
O Globo que aponta a origem dos imigrantes
O acervo de materiais audiovisuais distribuídos pelos três andares do edifício é preciosíssimo. A ilha de Ellis faz parte do monumento da Estátua da Liberdade sendo possível chegar até ele por meio do ferryboat (barco a motor).

Entrada principal do Museu do Imigrante em Nova York
Passei alguns longos minutos percorrendo parte da história dos imigrantes nos EUA, pontuada por esperança e determinação. É o livre arbítrio do cidadão, o direito de conquistar novos redutos. Inesquecível! 

Walther Alvarenga




Post a Comment