"Putin fraudou as eleições", critica Edward Snowden.

Edward Snowden, ex-agente da CIA, critica vitória de Putin nas eleições.
 Mesmo tendo recebido asilo político na Rússia, Edward Snowden, ex-agente de segurança nacional e funcionário da CIA, não conteve a sua ira diante da vitória controvérsia de Vladimirt Putin nas eleições presidenciais, por mais seis anos de poder.
Surpreendentemente, Snowden usou o Twitter para atacar as eleições russas, criticando Vladimir Putin de "fraudes" para roubar milhões de propostas em seu favor.
Após a esperada vitória de Putin neste domingo, com 75% de votos do país, Snowden acusou o líder russo de roubar o poder do povo. Ele  também exigiu que os eleitores da Rússia "recuperem o futuro".
Em meio a protestos Putin é reeleito por seis anos
Snowden, exilado na Rússia, tweetou: "O recheio de urnas visto hoje (domingo) em Moscou e em outras partes da eleição russa é um esforço para roubar a influência de 140 milhões de pessoas”, alfinetou.
"Demanda justiça; exigir leis e tribunais que importam. Os russos devem exigir seu futuro de volta”.Edward Snowden recebe o asilo na Rússia desde 2013, depois de ter vazado os programas de vigilância secreta dos EUA para a mídia.
Suas acusações vieram depois que a filmagem de CCTV apareceu para mostrar funcionários da estação de votação em toda a Rússia escondendo as folhas de votação nas urnas.Uma estação tentou bloquear a câmera CCTV com balões.
Putin foi reeleito por um recorde de quarto mandato como presidente da Rússia, ganhando 75% dos votos públicos. Está no poder por quase 25 anos, logo atrás do antigo ditador soviético Josef Stalin em longevidade.
Durante seu discurso de vitória fora do Kremlin, Putin fez um voto para colocar os interesses da Rússia em primeiro lugar. Ele também negou qualquer envolvimento no envenenamento do antigo agente duplo russo, Sergei Skripal.
O grupo de monitoramento não governamental, Golo, registrou cerca de 2.000 incidentes de "agenciamento de votos" em várias assembleias de voto, onde alguns observadores foram impedidos de monitorar várias estações de votação.
Em uma estação de votação em Daguestão, um homem foi visto enchendo uma urna com votos que teriam sido forjados. Uma série de irregularidades foram flagradas durante as votações.
O resultado da eleição russa é duvidoso, alegam líderes da oposição. Houve protestos, mas nada pôde impedir Putin de chegar à presidência por mais seis anos.
Walther Alvarenga

Post a Comment