Vulcão no Havaí pode entrar em erupção. População local em pânico.

Vulcão Kilauea, no Havaí, ameaça entrar em erupçao

Vulcão Kilauea provocou cerca de 250 terremotos nos últimos dias
As autoridades nos EUA estão preocupadas com o vulcão Kilauea, no Havaí, que poderá entrar em erupção, após uma série de tremores que vem ocorrendo na área. Um possível colapso pode desencadear um fluxo de lava, o que atemoriza os moradores nas imediações do vulcão.
O vulcão Kilauea provocou mais de 250 terremotos, registrados nos últimos dias, incluindo um terremoto de magnitude 4,2 no distrito de Puna, que abalou a costa na manhã de terça-feira.
Nuvem de fumaça cobre região de Puna, no Havaí. 
O piso da cratera na Zona Leste do Vulcão, provocou um aumento na atividade do terremoto e poderia sinalizar um surto de fluxo de lava iminente.
Autoridades disseram que os terremotos foram causados ​​por um colapso do chão da cratera, que vem ocorrendo desde segunda-feira. Os moradores foram avisados ​​para ficarem em alerta máximo e aguardarem por mais informações sobre as condições do vulcão.
Janet Babb, geóloga do Hawaiian Volcano Observatory, disse que a  sismicidade na zona inferior do vulcão declinou. “O que não sabemos até o momento é se esse evento pode provocar a erupção do vulcão", alerta.
Ela explicou que os terremotos e o colapso da cratera enviaram uma "invasão" de lava para uma nova parte do vulcão.Os cientistas disseram que um surto de lava poderia ocorrer e pode atingir a superfície do vulcão, embora eles não afirmem exatamente onde ou quando o surto aconteceria.
As ameaças de o vulcão entrar em erupção, o que seria uma catástrofe,  levou as autoridades do condado do Havaí a ativar o Centro de Operações de Emergência na manhã desta quarta-feira.
A Agência de Defesa Civil do Condado de Havaí pediu que as pessoas na área da Puna inferior – nas proximidades do vulcão – estivessem preparadas para a possibilidade de um novo fluxo de lava.
O clima é de apreensão, pois até o exato momento do encerramento desta matéria não havia sido confirmado oficialmente quanto a probabilidade de  o vulcão Kilauea, no Havaí, entrar em erupção. 
Walther Alvarenga

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.