Garotos recebem primeiros socorros em ambulância ao lado da caverna

Operações de resgate recomeçam em 10 horas, dizem autoridades.
Quatro meninos, membros de um time de futebol tailandês, foram retirados da caverna inundada, enquanto a perigosa missão de resgatar 12 garotos e seu técnico está suspensa, deixando oito membros da equipe e seu técnico no subsolo por mais uma noite. Mongkol Boonpiem, de 13 anos, é um dos meninos que foram resgatados.
Os garotos foram levados de helicóptero para hospital local
Os quatro meninos levados à superfície foram encaminhados para o hospital de Chiang Rai, a 96 quilômetros de distância, depois de passar por exames médicos em um hospital de campanha improvisado perto da entrada da caverna onde ficaram presos por mais de duas semanas.
Os meninos foram levados de helicópteros, onde se  submeterão a exame físico mais completo no maior centro médico da região. Choro, aplausos e muita emoção por parte dos pais e da imprensa.
Momento dramático do resgate
Todos os meninos resgatados nadaram um quilômetro debaixo d'água e os primeiros chegaram à superfície às 17h40, horário local da Tailândia.
O chefe de operações, Narongsak Osottanakorn, disse que a missão de resgate foi suspensa durante a noite e será retomada na segunda-feira.
A esperança dos pais, após dias de medo e orações. 
“Nossa operação, que envolve cinquenta mergulhadores, foi mais bem-sucedida do que esperávamos. Para a próxima operação acontecer, não podemos dizer. Será entre 10 e 20 horas, mas não acima de 20. Mas temos que avaliar todos os fatores”, alerta. “Nós usamos todo o oxigênio. Os tanques de ar devem ser colocados de volta no lugar". 
Imprensa de todo o mundo acompanha o resgate das crianças
Narongsak confirmou que quatro meninos foram resgatados até agora, corrigindo um funcionário que falou anteriormente em seis garotos. Fontes próximas à operação de resgate disseram que os meninos presos serão divididos em quatro grupos. O primeiro grupo terá quatro pessoas, com o segundo, terceiro e quarto, contendo três pessoas. O treinador estará no último grupo.
 Walther Alvarenga

Post a Comment