O caos é evidente na Carolina do Norte
Moradores da Carolina do Norte preparados para o caos com o furacão
Furacão Florença é uma das tempestades mais destrutivas ao atingir a costa leste dos EUA em décadas, na Carolina do Norte. Ele chega a terra nesta sexta-feira à tarde, mas as faixas externas da tempestade já causaram inundações extensas em comunidades costeiras isoladas.
A tempestade enfraqueceu para um furacão de categoria dois, e sua progressão diminuiu ao se arrastar, movimentando-se a cerca de cinco quilômetros por hora à medida que se aproxima da costa leste.
Inundações devastam áreas de lazer
Chad Myers, meteorologista da CNN, alertou que o risco real será representado por grandes inundações que deverão ocorrer nos próximos dias.
"Importante alertar a população que mesmo que o furacão reduza de intensidade, ele é devastador. Ainda vamos ter uma onda de tempestade de categoria quatro", alerta Chad.
Águas do mar invadem as cidades
Ken Graham, diretor do Centro Nacional de Furacões, também alertou que as árvores serão facilmente desenraizadas nas regiões costeiras devido ao solo saturado, o que intensificará as inundações.
"Não vai demorar muito para saturar o solo em muitas dessas áreas, então as árvores vão cair muito facilmente", conta Ken.
O cenário é desolador na carolina do Norte
Comunidades isoladas ao longo da costa norte e sul da Carolina do Sul já testemunharam enchentes nesta quinta-feira, quando as faixas externas da tempestade começaram a causar estragos.
Residentes em New Bern, na Carolina do Norte, foram obrigados a atravessar a água da enchente depois que o rio Neuse invadiu o local.
Moradores tornam-se reféns do caos
Ruas no centro da cidade também foram fechadas nesta quinta-feira depois de submergidas pela água crescente.
Mais de 100 mil residências e empresas em toda a Carolina do Norte já estão sem energia elétrica depois que os cabos de eletricidade foram danificados pelo aumento dos ventos, de acordo com a agência de Gerenciamento de Emergências da Carolina do Norte.
Cerca de 12.000 pessoas também estão em 126 abrigos de evacuação em todo o estado.
Neil Jacobs, da Administração Nacional Oceânica Atmosférica, observou que a chegada do Florença, quando o centro do olho atingir a terra, ocorrerá nesta sexta-feira à tarde.
Espera-se que a Carolina do Norte receba até 40 polegadas de chuva nos próximos dias, e o aumento da tempestade deverá ser muito alto. 
Walther Alvarenga

Post a Comment