Vulcão Anak Krakau continua em erupção, segundo sismólogos.
Residentes do Anak Krakatau, na Indonésia, não foram alertados.
A tragédia que abalou as ilhas de Java e Sumatra, na Indonésia, com 373 mortos e 1.400 pessoas desaparecidas até o momento, assombrou o mundo, após o tsunami com ondas gigantescas, com mais de 10 metros de altura, sucumbir a todos no último sábado.
Sutopo Purwo Nugroho, porta-voz da agência de desastres da Indonésia, disse que 459 pessoas ficaram feridas, enquanto 128 continuam desaparecidas.
Ondas gigantes atingiram as ilhas de  Java e Sumatra
As mortes ocorreram depois que ondas enormes atingiram o Estreito de Sunda entre as duas ilhas indonésias sem aviso prévio. Os cientistas acreditam que uma grande parte do flanco sul do Vulcão Anak Krakau caiu no oceano como resultado de suas erupções, provocando o tsunami.
Autoridades locais afirmaram que,“Continua a erupção do vulcão, e emissão de cinzas. A nuvem de cinzas não é visível devido à condição de mau tempo ”.
Moradores buscam por sobreviventes
Segundo estudiosos, o Anak Krakatau fica no notório “Anel de Fogo” do Pacífico, lar de 90% dos terremotos e 75% dos vulcões.
A Indonésia sofreu um ano letal de desastres naturais, incluindo um terremoto que atingiu a ilha turística de Lombok em julho e agosto. O terremoto e um tsunami deixaram mais de 2.000 mortos depois de atingirem a ilha de Sulawesi em setembro.
Anak Krakatu expeliu cinzas e lava por meses depois de se mudar para uma nova fase eruptiva no início deste ano.
Clima de desolação e busca por desaparecidos 
Mas os moradores do litoral foram pegos de surpresa pelo tsunami de sábado, já que não havia sinais de alerta, como um terremoto, para sinalizar que uma grande onda estava indo para o interior.
Sam Taylor-Offord, sismólogo da GNS Science em Wellington, disse que a erupção e o "ambiente de alto ruído" podem ser o motivo pelo qual o deslizamento de terra não foi registrado de forma sísmica.
Eddie Dempsey, professor de geologia estrutural na Universidade de Hull, na  Grã - Bretanha, disse que há pouco que poderia ter sido feito para alertar as pessoas. "Os tsunamis do colapso dos flancos vulcânicos são gerados na costa e, muitas vezes, perto das populações. O intervalo entre o colapso vulcânico e a chegada das ondas é mínimo". 
Walther Alvarenga


Post a Comment