O Mundo Emigrante passa por aqui!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Trajetória no universo da informação

Trajetória do jornalista
Walther Alvarenga durante reportagens em Manhattan - New York

Walther Alvarenga é jornalista formado pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero – Fundação Cásper Líbero - , em São Paulo, tendo ocupado o cargo de Editor de Variedades da Rede Metropolitana de Jornais – “Folha Metropolitana” – quando lançou o Caderno de Televisão “Folha TV”; tendo sido colunista do jornal “Metro News”, que circula nas principais estações do Metro de São Paulo, com cerca de 1 milhão de exemplares distribuídos gratuitamente semanalmente. 

Trabalhou como free lancer na Revista Contigo, a convite do então diretor de redação, Walcyr Carrasco, hoje novelista da Rede Globo. Atualmente é repórter do Jornal “Nossa Gente”, o principal veículo de comunicação da Comunidade Brasileira, que circula no Estado da Flórida, nos EUA. Comanda na TV Poços – emissora coligada à Rede Minas de Televisão – os Programas “Mundo Afora” e a série “New York – Um Sonho Brasileiro”, com enfoque aos brasileiros no mundo.

Por dois anos foi jurado do “Troféu Imprensa”, no SBT, que reúne anualmente os principais colunistas de Televisão do Brasil, sendo que na primeira presença no júri foi a convite da Produção, retornando no ano seguinte convidado por Sílvio Santos, apresentador do “Troféu Imprensa”. 

Também trabalhou no Programa “Domingo Legal”, apresentado por Gugu Liberato, com participação como repórter do quadro “Telegrama Legal”, a convite do diretor Walter Wanderley.

Na Rede Gazeta de Televisão atuou como repórter do Programa “Evê Sobral”, ocasião em que entrevistou a atriz Leila Lopes, após sofrer um dramático acidente de trânsito em São Paulo, que por pouco não lhe tirou a sua vida. Foi uma reportagem tensa – “No Limite da Morte” -, que viralizou no You Tube, hoje com 1 milhão e meio de acessos, após o suicídio de Leila Lopes. 

Walther Alvarenga também é referência no Brasil na questão Imigração, há mais de 25 anos atuando na área, entrevistando brasileiros no mundo, em reportagens especiais, realizadas em vários países, incluindo EUA, França, Itália, Alemanha, Espanha, Holanda, Oriente Médio, entre outros. 

Foto veiculada na reportagem do Jornal New York Times em June 2006


Foi entrevistado nos EUA - em New York - pelo jornal “The New York Times”, sobre o seu trabalho com emigrantes no mundo. A reportagem publicada em 26 de Junho de 2006 – “A Brazilian Outpost in Westchester County” -, assinada por Fernanda Santos – única brasileira que trabalha na redação, repercutiu em vários países, inclusive no Japão.

Na Suíça, Walther Alvarenga acompanhou o resgate de brasileira mantida como refém pelo tráfico internacional de mulheres, em Zurique, reportando passo a passo o arriscado trabalho de resgate da garota de apenas 18 anos. O fato está registrado em imagens, mostradas no Brasil e encaminhada para o Ministério das Relações Exteriores, em Brasília. 


Na Literatura, Walther Alvarenga tem cinco livros publicados, destacando-se “Meu Encontro com Drácula”, lançado no “Programa do Jô”, na Rede Globo, que foi um dos mais vendidos no Brasil na categoria de Literatura Fantástica. Em breve, o jornalista irá lançar o seu livro que aborda sobre a escravidão de brasileiros no mercado do sexo na Itália. Uma pesquisa de quatro anos, após receber denúncias sobre o fato quando esteve em Milão, na Itália.

Nenhum comentário