Nils Holger esconde o rosto, mas não apaga seus crimes
Ele cobriu o rosto, mas quem o viu de perto sentiu arrepios.

O seu olhar é sombrio, enigmático. Quem conseguiu olhar para o enfermeiro Nils Hölger diz que sentiu arrepios. E os seus crimes vêm à tona, mesmo depois de ter sido condenado à prisão perpétua por um juiz do Tribunal Regional de Oldenburg - norte da Alemanha - por ter matado dois pacientes e ter tentado matar outros três.

Mas algo muito mais terrível ocorreu. Descobriu-se que Nils Hölger matou 84 pessoas – podem ter sido muito mais mortes -, com requinte de crueldade, segundo a Comissão especial de investigação da Alemanha.

De acordo com a polícia, Hölger costumava injetar nos pacientes uma overdose de uma substância para o coração, quando apresentavam sintomas graves.

Nesta segunda-feira, o chefe da polícia de Oldenburg, Johann Kühme, afirmou à imprensa que o profissional, de 40 anos, é suspeito de ter matado 84 pacientes entre 2003 e 2005, quando trabalhou na clínica Delmenhorst e no hospital de Oldenburg. Essa revelação faria de Hölger o pior assassino em série da história do país.

 “Esse número é excepcional, único, na história da Republica Federal da Alemanha", acrescentou, por sua vez, o chefe da comissão especial de investigação, Arno Schmidt.

A Comissão de Investigação iniciou seus trabalhos pouco depois da emissão da sentença condenatória que levou o enfermeiro à prisão. Durante seu julgamento, foi divulgado um relatório psiquiátrico em que Hölger confessava ter matado outras 30 pessoas.

Nos últimos dois anos, a polícia exumou mais de 100 cadáveres e analisou os prontuários de cerca de 200 pacientes, trabalhou que agora estaria próximo de sua conclusão, mas com um resultado ainda pior do que o revelado nesta segunda-feira pela chefe da polícia de Oldenburg.

O número exato de pacientes assassinados pelo enfermeiro jamais poderá ser estabelecido. “Os resultados obtidos até o momento podem ser apenas a ponta do iceberg”, disse Arno Schmidt.

“Cerca de 130 pacientes que morreram nas clínicas tiveram seus corpos cremados, razão pela qual não se consegue produzir mais provas”, acrescentou.


Walther Alvarenga

Post a Comment