Casa do terrorista em Alcanar, após as explosões dos botijões de gás.
Plano frustrado após explosão inesperada de botijões de gás butano

O ataque terrorista em Barcelona poderia ter sido mais devastador, segundo apurou nesta sexta-feira a polícia especial de investigações da Espanha. O grupo terrorista que causou a morte de 14 pessoas  e deixou 100 feridos – alguns em estado gravíssimo – preparava a meses um grande atentado em Barcelona, com artefatos explosivos.

E caso o plano dos terroristas tivesse sido executado, como almejavam, explosões teriam tirado muito mais vidas e o cenário de sangue em Barcelona teria sido uma catástrofe.

Segundo investigações, a tragédia só não foi maior porque houve uma explosão inesperada de botijões de gás butano em casa de um dos terroristas, em Alcanar (Tarragona) o que fez com que eles mudassem o plano de última hora, cometendo os atropelamentos em massa em la Rambla.

“A explosão em cada de um dos terroristas fez com que já não contassem com o material necessário para preparar atentados de maior alcance em Barcelona”, explicou nesta sexta-feira o delegado-chefe dos Mossos d’Esquadra (polícia regional catalã), Josep Lluís Trapero, sobre um episódio-chave na investigação.

O outro ataque em Cambrils, onde uma mulher foi apunhalada e faleceu nesta sexta-feira, contou com cinco terroristas que foram mortos no local. A polícia catalã buscava nesta quinta-feira Younes Abouyaaqoub, 22 anos, e vizinho de Ripoll, como suspeito de conduzir o furgão.

A célula – integrada por uma dúzia de pessoas,  na maioria de jovens, alertou a polícia.

Walther Alvarenga

Post a Comment