Direção do hotel pediu desculpas as autoridades de Israel
Cartaz na piscina "para clientes judeus" foi ataque antissemita

O hotel suíço “Really Aparthaus Paradies”,  na aldeia de Arosa nos Alpes suíços, provocou um incidente diplomático entre a Confederação Suíça e Israel, com um recado escrito em cartaz afixado na piscina, endereçado aos hospedes judeus: "clientela judaica, por favor, tomar uma ducha antes de entrar na piscina." O cartaz foi fotografados por um cliente, provocando um alvoroço. 

A vice-ministra das Relações Exteriores de Israel, Tzipi Hotovely, exigiu um pedido de desculpas oficial da Suíça para "este ato antissemita da pior espécie." 

Nesta terça-feira a Suíça respondeu: "Temos reiterado ao embaixador de Israel que a Suíça condena o racismo, o antissemitismo e a discriminação".

O pedido de desculpas da direção do hotel Really Aparthaus Paradies, foi imediato. Disse o proprietário que por muitos anos “recebemos clientes judeus” que residem no Reino Unido, nos Estados Unidos ou em Israel. 

Vice-ministra das Relações exteriores de Israel exigiu pedido de desculpas
"Nós imediatamente removemos as advertências, mas não houve intenção antissemita", relata. "Temos muitos clientes judeus e percebemos que alguns não tomam banho antes de nadar - disse o empresário. "Os outros clientes me pediram para fazer alguma coisa, e eu escrevi uma pequena e ingênua advertência”, justificou.

Ele explicou em detalhes o que o aviso dizia: "Para nossos clientes judeus, mulheres, homens e crianças, pedimos-lhe para tomar um banho antes e depois da natação. Se vocês não seguirem a regra, serão forçado a deixar a piscina. Obrigado pela compreensão”, admitiu o proprietário.

A clientela judaica não gostou do aviso. O Centro Simon Wiesenthal pediu ao ministro suíço de Justiça para "acabar com o ódio no hotel" e punir os gestores. 


Walther Alvarenga

Post a Comment