Big Ben ficará em silêncio até 2021, anunciou a Câmara dos Comuns.
O famoso relógio será restaurado e ficará inativo até 2021

O relógio britânico Big Ben vai entrar em trabalhos de restauração. As últimas badaladas antes da intervenção acontecerá no próximo dia 21, ao meio-dia -  ficando parado até 2021 – anunciou nesta segunda- feira a Câmara dos Comuns.

Instalado no Parlamento Britânico o imponente relógio, referência de Londres, interromperá as suas famosas badaladas para trabalhos de restauro, portanto, o silêncio vai reinar na cidade.

"Este programa de restauro essencial irá salvaguardar o relógio a longo prazo, assim como preservar e proteger a sua casa, a Torre Elizabeth", explicou Steve Jaggs, Guardião do Grande Relógio.

Os martelos que atingem o sino de 13,7 toneladas a cada hora nos últimos 157 anos, vão ser travados e retirados do relógio. Ficam apenas garantidas badaladas para os momentos mais importantes, como as celebrações de Ano Novo.

Os ponteiros serão retirados para total limpeza
O Palácio de Westminster, sede do Parlamento Britânico, é patrimônio da humanidade. A torre de 96 metros será beneficiada com projeto maior de renovação. Durante os trabalhos, cada peça do relógio vai ser desmontada, examinada e restaurada.

Os quatro mostradores do relógio vão ser limpos e reparados. A sua estrutura de ferro fundido vai ser renovada e os ponteiros vão ser remodelados.

Uma das faces do relógio estará sempre visível, embora em silêncio, e mostrará as horas graças a um motor elétrico, até que o mecanismo original volte a ficar operacional. Todos os sinos que marcavam o tempo a cada 15 minutos vão ser desligados, até à conclusão dos trabalhos daqui a quatro anos.

Para evitar saudades e registar às últimas badaladas desta década, Steve Jaggs convida todos a marcarem presença em frente ao Big Ben na próxima segunda-feira ao meio-dia.

Walther Alvarenga102 

Post a Comment