O fator segurança é importante para as famílias
Segurança predomina na troca do Brasil por Portugal

Se Orlando –Florida- nos EUA é a região onde brasileiros mais investem em imóveis, a cidade de Cascais em Portugal, agora se tornou o alvo de famílias do Brasil para a compra de casas, garantindo bons negócios. Segundo corretores de imóveis em Cascais, o número de investidor brasileiro – e mesmo pessoas que compram casas e  apartamentos na cidade– aumentou surpreendentemente.

A procura de moradias na linha de Cascais não para de aumentar, devido aos brasileiros que resolveram mudar-se para Portugal e levar as famílias. "Em 2016 estávamos vendendo muitos apartamentos na zona de Cascais, mas nos primeiros sete meses deste ano a venda de casas teve um aumento expressivo”, contou Rafael Ascenso, diretor-geral da Porta da Frente – que atua no setor imobiliário.

No primeiro semestre de 2017, a Porta da Frente fechou 64 negócios em Cascais e 14 em Oeiras. Os brasileiros representaram 21% das vendas de Cascais, e já são uma das nacionalidades que mais crescem - e pagam. "Se em volume representam 21% dos negócios, em valor de transações representam muito mais", admite Rafael Ascenso.

Cascais é o destino dos brasileiros em Portugal
Nas vendas fechadas nesta imobiliária, os brasileiros desembolsam, em média, 1,3 milhões de euros - um valor bem acima da média, por exemplo, dos portugueses, que se fica pelos 460 mil euros. Este valor tem aumentado, diz Ascenso, também pela classificação dos imóveis vendidos, que agora já não se fica, apenas, pelos apartamentos para poder alojar estas novas famílias.

O interesse de brasileiros por Portugal não é de hoje: no ano passado, foi à terceira nacionalidade que mais casas comprou, depois de franceses e ingleses, o que representou um crescimento de 10% face ao ano anterior, mostram dados da APEMIP, a associação do setor.

"Durante os últimos anos o interesse destes investidores brasileiros mudou muito. Começaram  olhar para os imóveis em Portugal e estão trocando o Brasil por Portugal", acrescenta Ascenso. A segurança é o que mais pesa na decisão.

No consulado de Portugal em São Paulo os pedidos de cidadania confirmam a nova tendência: estão a ser atribuídas 820 novas cidadanias por mês, de acordo com os dados recentes.


Walther Alvarenga

Post a Comment