Nasser Al-Khelaifi está entre os cinco poderosos do Catar

Nasser Al-Khelaifi  é dono do PSG e influente na Europa

Quem é o magnata do futebol, dono do Paris Saint-Germain , que comprou o passe milionário do Neymar? O empresário Nasser Al-Khelaifi  - nasceu no Catar-  está entre os poderosos da Europa. Tornou-se protagonista na história do futebol ao levar o atacante brasileiro para o seu time, desbancando a cúpula da equipe do Barcelona.

Ele acaba de desembolsar cifras extraordinárias para levar Neymar para o PSG: um recorde de 222 milhões de euros -821milhões de reais -, deixando os cartolas do futebol europeu boquiabertos. Foi, até o momento, a transação mais cara da história do futebol.

Sua boa relação com as altas esferas na Europa o tornou a bola da vez, pois todos  - homens de negócios – querem estar com Nasser Al-Khelaifi. O ex-presidente da França, Nicolas Sarkozy, é figura marcada nos eventos do mega empresário em seu palácio. Inclusive, no aniversário de 60 anos de Sarkozy, Nasser foi convidado de honra.

Mauricio Macri, presidente da Argentina, garantiu a Al-Khelaifi portas abertas em território argentino para investimentos em negócios. Macri o agradeceu publicamente pela importante ajuda na resolução do caso de uma família argentina retida no aeroporto de Doha por causa do embargo imposto ao Catar por seus vizinhos.

Aos 43 anos, Al-Khelaifi se tornou uma figura-chave na estratégia de relações públicas do pequeno emirado, que agora adquire uma especial relevância devido ao boicote da Arábia Saudita e outros países árabes do golfo Pérsico, que acusam o Catar de apoiar o terrorismo na região.
Al-Khelaifi abriu as portas do PSG para Neymar
Al-Khelaifi foi tenista profissional entre 1992 e 2003. Não chegou a se destacar muito: sua melhor posição no ranking da ATP foi o 995º lugar, numa carreira que acumulou 28 vitórias, 73 derrotas e 20.000 euros em premiações, uma quantia irrisória ao lado da fortuna que acaba de ser gasta para levar Neymar para o PSG: um recorde de 222 milhões de euros -821milhões de reais.

No começo do ano, a revista Gulf Business apontou Al-Khelaifi como o terceiro entre os cinco empresários mais poderosos do Catar, só atrás dos presidentes da Qatar Petroleum e da Qatar Airways.
Sarkozy o amigo fiel do empresário
 O homem de confiança do emir do Catar desembarcou em Paris há meia década para assumir o comando do PSG. O clube parisiense foi adquirido em 2011 pelo fundo soberano Qatar Sports Investment (QSI), presidido por Al-Khelaifi. 

A firma de investimentos também administrou os contratos que transformaram a empresa aérea Qatar Airways em patrocinadora principal do Barcelona – exatamente o logotipo que Neymar usava na camisa até pouco tempo atrás.


Walther Alvarenga

Post a Comment