É a maior festa do tomate a céu aberto em Valência
A festa é uma tradição na cidade de Buñol na Espanha
Imagine você participar de uma festa tradicional na cidade de Valência, na Espanha, que reúne cerca de 20 mil pessoas e 160 toneladas de tomate? Pensou nisso?  Essa tradição incrível só acontece na cidade de Buñol  e mobiliza participantes de vários pontos da Espanha.
É só alegria e muito tomate nas ruas da cidade
A festa que é conhecida como “Tomatina” , recebeu nesta quarta-feira uma multidão na Plaza del Pueblo, que saiu às ruas numa “guerra” de tomates – a tradicional luta de tomates – que reserva muita diversão. Com isso, a multidão se transformou em um imenso molho de tomate. E segundo os organizadores, “se alguém morre nesta festa é de dar risadas”.
Cerca de 20 mil pessoas participam da festa do tomate
Os tomates usados na “Tomatina” são cultivados propriamente para isto, e é uma espécie de tomates não tão boa para o consumo. Ou seja, não é tanto desperdício assim. Pode divertir-se sem culpa.
 Essa tradição em Valência começou em 1945 quando alguns jovens resolverem encenar uma briga na Plaza del Pueblo e a munição mais próxima que havia eram tomates. A polícia agiu e obrigou os participantes a pagarem pelos tomates.

No ano seguinte eles retornaram, na mesma quarta-feira e com seus próprios tomates, para se confrontarem novamente e serem dispersos pela polícia novamente.

Tem até juras de amor e beijo apaixonado
Mas no próximo ano, lá estavam eles novamente. E assim começou a festa e passou a ser um costume. Após algumas proibições aconteceram, mas tudo deu certo. Em 1980 a Câmara Municipal de Buñol assumiu a organização do evento e aí foi tomate que não acaba mais.
 
As ruas ficam tomadas pela multidão que se diverte durante horas
Tudo começa às 9 horas da manhã, na Plaza del Pueblo, e a partir daí é um salve-se quem puder na “guerra de tomates”. Tudo é feito com diversão, sem apelos ou atos que prejudiquem o evento.

Walther Alvarenga

Post a Comment