Caetano Veloso e suas obras maravilhosas

Suas obras sĂŁo inquestionĂĄveis. Foi exilado e fundou a TropicĂĄlia

Caetano Veloso completa 75 anos nesta segunda-feira. O senhor “Alegria Alegria” que surpreendeu o Brasil com a canção que contaminou a plateia do Teatro Record, em SĂŁo Paulo – ano de 1967 – na final do Festival de MPB promovido pela emissora – na ocasiĂŁo de propriedade do empresĂĄrio Paulo Machado de Carvalho.

O festival também revelou compositores como Edu Lobo, Chico Buarque de Holanda, Nara Leão e tantas outras feras da MPB. E lå estava o jovem Veloso, de 25 anos, com seu dengoso jeito de fala, cabelos cacheados e um futuro promissor (vídeo abaixo).

Foi no Festival da Record que o cantor e SĂ©rgio Ricardo quebrou seu violĂŁo no palco e saiu revoltado com o pĂșblico que nĂŁo o deixou cantar A cena entrou para a histĂłria dos festivais.

Os baianos agitaram o Brasil com movimento "TropicĂĄlia"
Por tantos movimentos revolucionĂĄrios arquitetados por Caetano, Gilberto Gil, Gal Costa e Maria BethĂąnia, os baianos que incrementaram o “Tropicalismo”, aderido por Tom ZĂ© e Moraes Moreira – que posteriormente formou o grupo “Os Novos baianos –, que  Veloso Ă© um sĂ­mbolo musical no Brasil.

"Tropicalismo" era a expressĂŁo de um Brasil entre a oca e a guitarra elĂ©trica, entre o pau-de-arara e o homem na Lua”, lembra o compositor de Santo Amaro, na Bahia, filho da saudosa Dona CanĂŽ, irmĂŁo de Maria BethĂąnia.

Aos 75 anos, Caetano Ă© hoje um senhor comedido, com frases curtas e de efeitos precavidos. NĂŁo Ă© mais, evidente, o jovem de roupas coloridas, colocaçÔes apimentadas, afrontando os valores prĂ©-estabelecidos da Ă©poca. A irreverĂȘncia de Caetano Veloso Ă© coisa do passado.

A sua obra musical Ă© inquestionĂĄvel, lembrando “Sampa”, que exalta a solidĂŁo enigmĂĄtica das avenidas “Ipiranga”  e “SĂŁo JoĂŁo”, em SĂŁo Paulo. A crĂ­tica musical norte-americana, do Jornal “New York Times” o comparou a Bob Dylan e Paul Simon, declarando-o "Poeta Laureado inoficial" do Brasil.


Foi Caetano quem esgotou a paciĂȘncia da ditadura militar no Brasil e acabou sendo exilado, junto com Gilberto Gil. Os baianos pegam o aviĂŁo para Londres, no mesmo ano em que Chico Buarque se autoexila na ItĂĄlia. Antes de retornar ao Brasil, trĂȘs anos mais tarde, Caetano fez escala em Madri e Tel Aviv.

Salve, salve Caetano! (Walther Alvarenga)

Assista ao vĂ­deo de Caetano Veloso, aos 25 anos, cantando "Alegria, Alegria"

Post a Comment