Atriz foi internada recentemente com quadro de pneumonia

Público desconhece bastidores obscuro das novelas


O que foi que houve com Vera Fischer? A ex-Miss Brasil – eleita em 1969 -que protagonizou filmes e novelas que lideraram audiências no Brasil se fecha para o mundo. Está reclusa. O olhar vazio da atriz – perceptível nas fotos apesar do sorriso contagiante -, denuncia o período difícil de sua carreira, da luta acirrada para reconquistar personagem que lhe permita mostrar o que aprendeu ao longo dos anos.

Mas a televisão é cruel às vezes, e mutila atores, de forma voraz. Os bastidores obscuro da TV, poucos conhecem e não imaginam a “guerra desleal” por trás das câmeras.

E quem não se lembra da encantadora Helena na novela de Manoel Carlos, interpretada por Vera, no ano de 2000? Há uma coleção de mulheres incríveis que a atriz deu vida, exalando beleza e irradiando simpatia, mas tudo isso não basta. A memória infiel de alguns novelistas e diretores é uma espécie de corredor para favorecidos: percorre quem pode e só permanecem aliados à interesses escusos.

Com o ator Toni Ramos em "Caminho das Índias"

Na novela “Caminho das Índias”, de Glória Perez, Vera Fischer estava insatisfeita com seu trabalho, admitindo isso publicamente: “Fiz porque gosto da Glória Perez. Mas, sinceramente, qualquer figurante poderia ter feito aquilo. Para eu voltar às novelas, quero um personagem de verdade. Sou uma atriz”, desabafou.

Muitas mulheres famosas, a exemplo de Vera Fischer, acabam no ostracismo, infelizes quando não há o devido reconhecimento. E não importa a vida pessoal conturbada do ator. A magia acontece quando as luzes das câmeras se acedem, e o poder de sedução esplandece. O ator precisa da luz. É como o girassol, se lhe faltar o sol, murcha e morre.

A pressão de diretores e escritores às belas atrizes é cruel. A cobrança diária, incisiva, aos rotulados pela beleza, é algo perturbador.

Aos 65 anos, Vera Fischer foi internada recentemente às pressas, com quadro de pneumonia. Resultado de lipoaspiração no abdômen e abdominoplastia, duas cirurgias delicadas, o que teria enfraquecido o seu organismo, a deixando fragilizada, consequentemente contraindo a doença.

Mas só o talento não basta? Por que cometem tanta crueldade com um dos ícones da televisão brasileira. Ela não merece tamanha desfeita. Seria tentativa de destruição do mito Vera Fischer?

Walther Alvarenga



Post a Comment