População ficou assustada com tremor de terra 

Foi um susto nas primeiras horas desta quinta-feira

Os portugueses saíram às ruas apavorados. Houve pânico quando o chão tremeu em Lisboa, Portugal, e ninguém sabia para onde correr. Um sismo com magnitude de 4.3 na escala de Richter foi registado nesta quinta-feira, pelas 07h44 (hora local), e foi sentido no centro de Lisboa e Alentejo.

O último grande sismo sentido em Lisboa foi em 29 de fevereiro de 1969. O terremoto teve uma magnitude 7.9 e  foi sentido durante a noite, com veemência na região algarvia. Em 2009 também foi sentido um abalo de 6.0 com epicentro no mar. 

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) já confirmou que se tratou de um tremor de terra cujo epicentro "se localizou a cerca de 4 km a Este-Nordeste de Sobral de Monte Agraço, próximo de Torres Vedras".

A calma voltou à Lisboa depois do susto
O abalo não provocou danos pessoais ou materiais, e foi "sentido com intensidade máxima, adiantou o IPMA.

"A vibração é semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados. É possível estimar a duração, mas não pode ser reconhecido com um sismo", explica o IPMA.

Sobral de Monte Agraço já tinha sido afetado por alguns abalos nos últimos dias, entre os quais dois mais fortes no dia 15: um registou 2.5 e outro 2.9 na escala de Richter.

Walther Alvarenga

Post a Comment