Furacão Harvey ganha força e pode atingir o Texas nesta sexta
As áreas previstas para passagem do furacão foram evacuadas
Milhares de pessoas foram evacuadas em meio a avisos da chegada ainda nesta sexta-feira no Texas, nos EUA. O furacão Harvey, segundo o sistema meteorológico do país é poderoso e pode para atingir os EUA em quase 12 anos.
O governador do Texas, Greg Abbott, ativou cerca de 700 membros da Guarda Nacional do Estado e colocou os helicópteros militares em espera, em busca de resgate e evacuações de emergência.
O chefe do Serviço Nacional de Meteorologia disse que a tempestade representa "um grave risco para as pessoas no Texas". 
Água e alimentos não perecíveis esvaziam supermercados
O Serviço Nacional de Meteorologia também advertiu que as condições só piorariam, possivelmente atingindo o pico às 13h (horário local), já que avisava os cidadãos do Texas para estarem preparados.
"O impacto primário do Harvey continua a ser uma forte precipitação e inundações subsequentes para o sudeste do Texas, mas também há ameaça para tempestades tropicais para os ventos de força de furacão e tempestade ao longo da costa”, divulgaram autoridades. 
"O tempo de chegada mais provável para os ventos da força da tempestade tropical para alcançar a costa superior do Texas é durante o dia na sexta-feira". 
Lojas fazem barricadas para evitar enchentes nos estabelecimentos
Harvey será o primeiro furacão a atingir o Texas desde 2008, quando o furacão Ike matou 21 pessoas no Texas, Louisiana e Arkansas.
Atualmente, um aviso de furacão se estende de Port Mansfield para Sargent, enquanto um aviso de surto de tempestade também ocorre em áreas entre Port Mansfield e High Island. 


Governador do Texas, Greg Abbott, pede para que evacuem áreas de risco.
A corrida aos supermercados para compra de água e alimentos não perecíveis deixou as prateleiras vazias. Moradores protegeram casas, lojas com barricadas para evitar a invasão da tempestade.
O clima é de apreensão entre os moradores de áreas que podem ser atingidas no Texas.
Walther Alvarenga

Post a Comment