Portugal está se tornando a rota de brasileiros no exterior
Em apenas uma semana quase 4073 novos pedidos de residência

Dispara o número de imigrantes que solicita ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), autorização de residência em Portugal. De acordo com as novas normas portuguesas no âmbito de Imigração, surgem mais possibilidades de legalização no país. Em apenas uma semana, quase 4073 novos pedidos, a maioria alegando promessas de contrato de trabalho. 

Esse número supera a média de 300 pedidos semanais na anterior lei (um aumento de 1300%).

Serviço de Estrangeiros está atento nos aeroportos de Portugal
Segundo dados oficiais do SEF, entre o dia 11 de setembro, quando o novo portal informático entrou em funcionamento, estavam inscritos um total de 4624 estrangeiros, dos quais 551 já tinham tentado legalizar-se no anterior regime. Nesse montante inclui-se o pedido de brasileiros, que aumentou consideravelmente.

Segundo o SEF, das nacionalidades que predominavam nos pedidos de cidadania em Portugal inclui-se a brasileira, indiana, nepalesa, bengali e paquistanesa.
Durante mais de um mês estes requerimentos só podiam ser feitos presencialmente, mas há dez dias podem ser apresentados na página do SEF na internet. Além destes mais de quatro mil ainda há outros milhares de pedidos de legalização no país.

Tradição portuguesa está encantando os brasileiros
As novas regras, em vigor desde agosto último, permitem que um imigrante obtenha autorização de residência com a "promessa de um contrato de trabalho" e apenas uma "inscrição" na Segurança Social.

Até aqui era exigido um contrato e o registo de contribuições para servir de prova à permanência do imigrante em Portugal. Antes, a obtenção de uma autorização de residência, apresentando estes requisitos, era apenas um meio excecional, com as alterações presentemente em vigor são um mero ato administrativo.


Walther Alvarenga

Post a Comment