Vários bombardeiros dos EUA sobrevoaram fronteira norte-coreana
Operação  foi mensagem de alerta, segundo informou o Pentágono.

Após discurso na Assembleia Geral da ONU, quando Donald Trump ameaçou, “destruição total” da Coreia do Norte, vários bombardeiros norte-americanos B-1B sobrevoaram neste sábado a fronteira do país, sobre águas internacionais, em uma exibição de força.

“Esta missão é uma demonstração da determinação dos Estados Unidos  e uma mensagem clara de que este presidente tem muitas opções para derrotar qualquer ameaça”, explicou o Pentágono.

Ministro da Coreia, Ri Yong-ho, chamou Trump de "perturbado mental".
“São militares para defender o território dos Estados Unidos e nossos aliados”, declarou Dana White, porta-voz do Pentágono, enquanto na sede da ONU tomava a palavra o ministro de Relações Exteriores da Coreia do Norte , Ri Yong-ho. Ele começou seu discurso chamando Trump de “perturbado mental cheio de megalomania”.

O gesto militar significa um endurecimento na posição de Washington contra Pyongyang. E outro mecanismo mais para pressionar o líder norte-coreano,  Kim Jong-un, para que termine com seu programa de mísseis balísticos e seu programa nuclear.

O líder aumentou significativamente os lançamentos de mísseis nas últimas semanas e no mês passado fez seu sexto teste nuclear.

Embora seja pouco provável, de acordo com especialistas, que isso chegue a um conflito militar, a estratégia dos EUA é mostrar que não aceita as ameaças de Kim.
“Por mais que o presidente dos EUA fale de fogo, fúria e destruição total,  deverá pensar duas vezes”, advertiu o diplomata norte-coreano. 

“Não precisamos do reconhecimento de ninguém para realizar um ataque nuclear”, acrescentou.

Além disso, assegurou que as sanções que a ONU, os Estados Unidos, a União Europeia e os outros estão impondo ao país não vão obrigá-los a se desviar “nem um milímetro do seu curso”.


Walther Alvarenga

Post a Comment