O Mundo Emigrante passa por aqui!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Califórnia em alerta: processará Casa Branca por ameaça à 800 mil imigrantes.

Califórnia, Minnesota, Maryland e Maine contestam Trump
Minnesota, Maryland e Maine contestam Trump pelo fim do DACA

O estados da Califórnia, Minnesota, Maryland e Maine contestam fim do DACA – medida que protege 800 mil jovens imigrantes sem documentos nos EUA–  e vão entrar com processo contra a  Casa Branca. Os estados alegam que a decisão do Presidente Donald Trump de acabar com o programa por ser  “anticonstitucional" é ilegal.

O ministro da Justiça da Califórnia, Xavier Becerra, juntamente com os seus homólogos do Minnesota, Maryland e Maine, apresentou nesta segunda-feira uma queixa no Tribunal Federal da Califórnia, afirmando que o DACA, "permitiu a mais de 800 mil crianças chegadas sem documentos aos EUA - os dreamers - sair da sombra e torná-los cidadãos norte-americanos, produtivos e coroados de sucesso".

Ministro da Justiça da Califórnia, Xavier Becerra, afronta Casa Branca.
"Mais de um quarto dos beneficiários do DACA vivem na Califórnia e não é por acaso que o nosso Estado é a sexta economia do mundo", comentou Xavier Becerra, em comunicado.

O fim do DACA pode custar muito caro à Califórnia. Um estudo do Centro de Reflexão Independente  - Centro para o Progresso Americano -, publicado em janeiro deste ano, estimou um impacto negativo de 11,3 mil milhões de dólares por ano para a Califórnia.

Na quarta-feira, 15 outros Estados, entre os quais Nova York  e a capital federal, Washington D.C., já tinham apresentado queixa contra o fim do programa – DACA-, por considerarem que viola o direito constitucional da pessoa, colocando-a em perigo, sem que tenha se beneficiado do curso normal da Justiça.

Walther Alvarenga

Nenhum comentário