O Mundo Emigrante passa por aqui!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Começam trabalhos para construção do muro na fronteira dos EUA com México

Escavadeiras(ao fundo) já estão em plena atividade, removendo terras. 

Escavadeiras iniciam trabalhos em área próxima a Tijuana

Tanto se discutiu sobre a construção do muro na divisa do México com os EUA, na tentativa de conter a invasão de pessoas clandestinas no país de Donald Trump, que a medida torna-se realidade. Escavadeiras removendo terra deram inicio às obras nesta terça-feira, cumprindo a promessa do republicano.

Foi anunciada pelo Departamento do Interior, com um vídeo no Twitter, que a construção física do muro na fronteira já começou. Falta à parte política, a financeira, as consequências internacionais e domésticas, mas Trump já pode dizer que o muro está em andamento.

As máquinas começaram a trabalhar nesta terça-feira em uma região desabitada perto do passo de fronteira de Otay Mesa, a leste de Tijuana. O lugar foi escolhido por ser um terreno federal, que não exige autorizações e desapropriações. É uma região desértica do lado norte-americano.

Parte da cerca entre EUA e México
Serão construídos oito protótipos, de quatro empresas diferentes, que aspiram conseguir o contrato para construir o eventual muro. Quatro dos protótipos têm de ser de cimento e os outros quatro, de “outros materiais”.

Trump reconheceu, por recomendação da Polícia de Fronteiras, que o muro não pode ser sólido, pois é imprescindível para as tarefas de vigilância que seja possível ver o que acontece do outro lado.

O Departamento do Interior espera que a construção dos protótipos esteja concluída em “cerca de 30 dias” depois da ordem de começar os trabalhos, segundo um release enviado à imprensa no dia 27 de setembro.

Os oito protótipos terão entre 5,5 e 9,1 metros de altura e 9 metros de comprimento “e serão projetados para evitar os cruzamentos ilegais na área em que foram construídos”.
Esses protótipos serão usados como base para o “futuro padrão de design” segundo forem evoluindo as necessidades da Polícia de Fronteiras.  

“Estamos comprometidos com a segurança da fronteira e isso inclui construir muros. Nossa estratégia multisetorial inclui barreiras, infraestrutura, tecnologia e pessoas”, diz o responsável pela Polícia de Fronteiras, Ronald Vitiello.


Walther Alvarenga

Nenhum comentário