Escavadeiras(ao fundo) já estão em plena atividade, removendo terras. 

Escavadeiras iniciam trabalhos em área próxima a Tijuana

Tanto se discutiu sobre a construção do muro na divisa do México com os EUA, na tentativa de conter a invasão de pessoas clandestinas no país de Donald Trump, que a medida torna-se realidade. Escavadeiras removendo terra deram inicio às obras nesta terça-feira, cumprindo a promessa do republicano.

Foi anunciada pelo Departamento do Interior, com um vídeo no Twitter, que a construção física do muro na fronteira já começou. Falta à parte política, a financeira, as consequências internacionais e domésticas, mas Trump já pode dizer que o muro está em andamento.

As máquinas começaram a trabalhar nesta terça-feira em uma região desabitada perto do passo de fronteira de Otay Mesa, a leste de Tijuana. O lugar foi escolhido por ser um terreno federal, que não exige autorizações e desapropriações. É uma região desértica do lado norte-americano.

Parte da cerca entre EUA e México
Serão construídos oito protótipos, de quatro empresas diferentes, que aspiram conseguir o contrato para construir o eventual muro. Quatro dos protótipos têm de ser de cimento e os outros quatro, de “outros materiais”.

Trump reconheceu, por recomendação da Polícia de Fronteiras, que o muro não pode ser sólido, pois é imprescindível para as tarefas de vigilância que seja possível ver o que acontece do outro lado.

O Departamento do Interior espera que a construção dos protótipos esteja concluída em “cerca de 30 dias” depois da ordem de começar os trabalhos, segundo um release enviado à imprensa no dia 27 de setembro.

Os oito protótipos terão entre 5,5 e 9,1 metros de altura e 9 metros de comprimento “e serão projetados para evitar os cruzamentos ilegais na área em que foram construídos”.
Esses protótipos serão usados como base para o “futuro padrão de design” segundo forem evoluindo as necessidades da Polícia de Fronteiras.  

“Estamos comprometidos com a segurança da fronteira e isso inclui construir muros. Nossa estratégia multisetorial inclui barreiras, infraestrutura, tecnologia e pessoas”, diz o responsável pela Polícia de Fronteiras, Ronald Vitiello.


Walther Alvarenga

Post a Comment