Juiz Sérgio Moro e ex- presidente Lula ganham manchetes do mundo
Principais jornais da Europa mostram embate entre Lula e Moro  

Se o Brasil perdeu no exterior o seu status de país emergente, com grandes probabilidades de crescimento no âmbito econômico, hoje as manchetes mundo afora trazem o retrato de um Brasil mergulhado na lama da corrupção. O reverso da escalada próspera.

Os principais jornais da Europa mostram a caricatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, vestido de presidiário, ao lado do Juiz Federal Sérgio Moro, com roupas de super-herói. O mocinho na caça do bandido, como nos filmes hollywoodianos.

Duas das personagens mais populares do Brasil voltaram nesta quarta-feira  a ficar frente a frente: de um lado Luiz Inácio Lula da Silva, antigo presidente e líder nas sondagens para as eleições de 2018 em todos os cenários; do outro Sergio Moro, o juiz coordenador da Lava-Jato, a operação que combate a corrupção endêmica no país.
Imagem do Brasil mostrada em jornais da Europa
O resultado desse encontro emblemático foi retratado pela imagem de um varal, onde ambos estão pendurados – Lula e Moro -, numa alusão ao que o Brasil atravessa no momento um período sombrio, com política corrosiva e rasteira. Somos conhecidos lá fora como o país da “ladroagem e manobras”.

E se antes era constrangedor apresentar o passaporte brasileiro no guichê de imigração quando na chegada a países da Europa, dos EUA e da Ásia, agora a coisa complicou. Levamos na bagagem o estigma da corrupção avassaladora do Brasil.

Prisões e mais prisões, inclusive, dos irmãos Wesley Batista, dono da JBS, maior empresa do setor de processamento de carnes do mundo, e Joesley Batista. Ainda vem coisa suja por aí.


Walther Alvarenga

Post a Comment