Médicos alertam: membros da família podem afetar no risco da doença.
Estudos indicam que a parceira pode influenciar na diabete
O risco de diabetes tipo 1 pode ser influenciado por fatores de estilo de vida - como o excesso de peso e a má alimentação. No entanto, os especialistas revelaram como membros da família também podem afetar o risco de contrair a diabetes.
Um estudo encontrou em pessoas com idade igual ou superior a 50 anos, tendo uma esposa obesa aumenta substancialmente o risco de um homem desenvolver diabetes tipo 2. Foi o primeiro estudo a investigar o efeito específico do sexo da obesidade no risco de diabetes.
Devidos cuidados com a alimentação são primordiais para organismo
Especialistas disseram que a obesidade ou a diabetes tipo 2 em um parceiro frio conduzem a diabetes tipo 2 no outro, devido ao comportamento compartilhado em casais - como hábitos alimentares ruins e pouca atividade física.
A Dra. Emily Burns, diretora de Comunicações de Pesquisa da Diabetes do Reino Unido disse: "Este estudo interessante levanta questões sobre como a saúde e o estilo de vida de nossos parceiros podem influenciar os nossos, mas há mais trabalho a ser feito”.
"Recomendamos manter um peso saudável ao comer uma dieta balanceada e praticar uma atividade física regular para reduzir o risco de diabetes tipo 2", alerta a médica
Adam Hulman, da Universidade de Aarhus, na Dinamarca, analisou a ligação da diabetes e da obesidade com risco de desenvolver diabetes tipo 2 em 3.650 homens e 3.478 mulheres - de 50 anos ou mais - de um estudo de pessoas que vivem na Inglaterra.
Mulheres obesas podem influenciar esposos a desenvolver a diabetes
Os participantes foram entrevistados a cada dois entre 1998 e 2015, e a incidência de diabetes tipo 2 foi identificada por auto relatos ou exame clínico. No entanto, análises posteriores mostraram que homens com uma esposa obesa tinham maior probabilidade de desenvolverem diabetes tipo 2 durante o seguimento.
Por outro lado, as mulheres com um marido obeso não tinham nenhum risco adicional além do seu próprio nível de obesidade. Os pesquisadores disseram que praticamente todos ficam mais gordos até os 70 anos.
Walther Alvarenga

Post a Comment