Jovens beneficiados pelo DACA em condições de troca
Essa a proposta da Casa Branca ao Congresso complicando os dreamers

Donald Trump faz uma grande jogada política para permitir a permanência dos Dreamers no país - imigrantes jovens e filhos de imigrantes sem documentos: em troca, pede ao Congresso a regularização da verba para a construção do muro na fronteira do México.

Com isso, a Casa Branca joga com o futuro dos 800.000 imigrantes em reféns de uma negociação cujo final se prevê sombrio. O DACA foi extinto pelo presidente Trump nesta terça-feira, mas ele irá reconsiderar o pedido de congressistas e empresários para que mantenha o decreto assinado pelo então presidente Barack Obama, em 2012.

O acordo poderá avançar, caso Trump seja beneficiado com a liberação de verbas para construção do muro na fronteira com o México, evitando a entrada ilegal de estrangeiros.
Selar um pacto nesse ecossistema representa uma tarefa complexa. Trump deu um prozo de seis meses antes de cancelar o programa DACA, que dá cobertura legal aos dreamers, a fim de dar tempo ao Congresso para buscar uma solução, mas as propostas bipartidárias ainda não definiram seu objetivo.

Secretário de Justiça, Jeff Sessions, extremamente racista.
A massa crítica para um acordo existe, como reconhecem alguns especialistas. O próprio presidente da Câmara de Representantes, o republicano Paul Ryan, e figuras carismáticas como o senador John McCain se mostraram partidários de salvar os dreamers.

Mas a bancada radical pode desestabilizar qualquer avanço. O Governo vem representado, entre outros, pelo secretário de Justiça, Jeff Sessions. Com um turbulento histórico racista, foi o encarregado de anunciar o fim do programa criado por Barack Obama.

“Não podemos admitir que qualquer um que quiser venha para cá, não é tão simples”, declarou, visivelmente satisfeito.

Walther Alvarenga

Post a Comment