A destruição é total nas regiões afetadas pelo terremoto do México
O clima é de pânico e moradores são levados para abrigos

Situação caótica no México, com 58 mortos até o momento, depois que o terremoto - com magnitude 8,2 - , sacudiu o país. As pessoas estão assustadas e muitas continuam desaparecidas nas regiões onde o abalo sísmico foi intenso. 

Confusão, nervosismo e incredulidade, pois o alerta é para que as pessoas fiquem atentas, pois os tremores surpreenderam  50 milhões de mexicanos, podem se repetir.
Famílias que perderam casas estão a espera de ajuda
O epicentro foi em Chiapas, mas Oaxaca é o epicentro da tragédia: as autoridades confirmaram a morte de vinte pessoas. Quando chegaram as primeiras imagens do sul do país, a destruição total: o hotel em Matías Romero  - Oaxaca -, ficou destruído, além dos danos na prefeitura de Juchitán de Zaragoza e a confirmação das primeiras mortes em San Cristóbal de las Casas, em Chiapas.

Moradores procuram por pessoas desaparecidas no terremoto
San Cristóbal ficou sem luz por uma hora. Na madrugada era possível ouvir ao longe o som das sirenes e alarmes sísmicos, de acordo com o testemunho de moradores.

Em Juchitán, um morador encontrou uma bandeira do México após o colapso do palácio municipal e a enfiou sobre os escombros: uma das imagens mais divulgadas após o terremoto e símbolo da resistência no sul do México.

Trabalho intenso dos soldados para resgatar as crianças
O pequeno município do Istmo foi destruído, não há eletricidade ou água, foram registrados saques em lojas e centenas de pessoas esperam para poder voltar para suas casas. Cerca de 100 casas foram completamente destruídas e 500 pessoas permanecem em abrigos.

Walther Alvarenga


Post a Comment