Donald Trump está irredutível, quer "destruir" Coreia do Norte.
Presidente americano define plano que ameaça regime norte-coreano

Donald Trump reuniu seu estafe político nesta quarta-feira e ordenou: pressão absoluta e sansão contra a Coreia do Norte. Ele quer “estrangular ao invés de disparar”. Essa medida visa conter o vertiginoso programa nuclear e balístico coordenado pelo líder norte-coreano, Kim Jong-un.

O golpe dos EUA afeta diretamente a China que, segundo Trump, foi avisada e inclusive tomou suas próprias medidas: "O Banco Central da China ordenou aos outros bancos que deixem de fazer negócios com Pyongyang".

Depois de ameaçar no plenário da ONU o regime de Kim Jong-un de "destruição total", nesta quarta-feira Trump levou ao extremo os mecanismos de pressão econômica. Proibiu por 180 dias a entrada nos EUA de navios e aviões que visitaram a Coreia do Norte e ordenou um regime de sanções que, se for aceito pela China, significa o estrangulamento de fato de Pyongyang.

"O desenvolvimento armamentista e balístico da Coreia do Norte é uma grave ameaça contra a paz e a segurança de nosso mundo. É inaceitável que se dê apoio financeiro a esse regime criminosos que não respeita sua própria população e a soberania de outras nações”, disse Trump.

Presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, ouviu determinação de Trump. 
“Por isso, uma ordem executiva cortará as fontes de financiamento do esforço armamentista da Coreia do Norte. E o secretário do Tesouro, Steve Mnuchin, poderá voltar sua mira a qualquer entidade que realize transações comercias com esse país", afirmou Trump pouco antes de com o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, e o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe.

O tirano líder supremo, Kim Jong-un, está vendo ser colocada em prática, diante de seus olhos, a engenharia punitiva de Washington. Demagógico e ameaçador, cada passo seu recebe uma resposta mais contundente.

"Não se pode aceitar que essa quadrilha se arme com mísseis nucleares. Temos muita paciência, mas se formos obrigados a nos defender e a nossos aliados, não teremos outra opção a não ser destruir totalmente a Coreia do Norte”.

“Já é hora de ele se dar conta de que abandonar o programa nuclear é seu único futuro. O homem foguete está em missão suicida consigo mesmo", foram às duras palavras de Donald Trump nesta terça-feira na Assembleia da ONU.


Walther Alvarenga

Post a Comment