Carta escrita pelo empresário Alexander Holverson, antes do naufrágio.
A mensagem é de um empresário, um dia antes da tragédia com iceberg.

O trágico acidente do famoso navio dos sonhos, o Titanic, que virou filme e que matou mais de 1500 pessoas, em 1912, ao se chocar com um iceberg no Oceano Atlântico do norte, continua sendo assunto no mundo. Neste sábado, na Inglaterra, será leiloada por cerca de 90 mil euros carta escrita por um dos passageiros do navio.

A mensagem de Alexander Holverson, um empresário que regressava com a sua mulher de umas férias em Buenos Aires via Reino Unido, para a sua mãe é considerada um dos últimos documentos resgatados da tragédia.



Foto original da partida do Titanic, em 1912, o navio dos sonhos.
“Se tudo correr bem chegaremos a Nova Iorque quarta-feira de manhã”, escreveu este passageiro, um dia antes do Titanic se chocar com um iceberg na noite de 14 para 15 de abril de 1912 e afundar-se.


Na missiva é ainda possível ler as impressões de Holverson sobre o luxo e a grandeza do navio, bem como a casualidade de se ter cruzado com o magnata John Astor, um dos homens mais ricos do mundo naquela altura.

“Na verdade, é a única carta escrita no Titanic a ter entrado na água, por isso carrega as cicatrizes dessa imersão no frio do Oceano Atlântico Norte”, afirma o leiloeiro Andrew Aldridge. 

Em 1912, a viagem inaugural daquele que era o maior navio do mundo, entre Southampton e Nova Iorque, acabou fazendo mais de 1500 vítimas mortais. O leilão será realizado pela Henry Aldridge & Son na cidade de Devizes, na Inglaterra.


Walther Alvarenga


Post a Comment