Ilha dos Açores está em alerta vermelho com chegada do furacão
Alerta vermelho está em vigor desde as primeiras horas de hoje
A tempestade tropical Ophelia transformou-se em furacão após os ventos atingirem os 120 quilômetros por hora. Os efeitos deverão sentir-se nas ilhas de Santa Maria e São Miguel, nos Açores – em Portugal -, a partir da tarde deste sábado.
Sete ilhas portuguesas estão em alerta com aproximação do furacão Ophelia – na categoria 2. De acordo com o IPMA (Instituto Português do Mar e da Atmosfera), as ilhas de São Miguel e Santa Maria estão em alerta vermelho com previsão de chegada do furacão entre as 18:00 e às 23:59 (hora local).

Estes alertas devem-se a precipitação forte esperada devido à passagem do furacão Ophelia, de categoria 2, que às 09:00 locais estava a 995 quilómetros a sudoeste dos Açores, deslocando-se em direção ao arquipélago.

Centro Nacional de Furacões mostra aproximação do furacão Ophelia 
O último relatório do Centro Nacional de Furacões (NHC), com sede em Miami, afirma o furacão encontra-se a sudoeste dos arquipélagos dos Açores, movendo-se a uma velocidade de seis quilômetros por hora.

Segundo um comunicado do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), neste sábado não se prevê que as ilhas do Grupo Ocidental (Flores e Corvo) sofram influência deste furacão tropical. 
Para as ilhas do Grupo Central (Faial, Pico, S. Jorge, Graciosa e Terceira), existe uma baixa probabilidade, entre 5 e 10%, de as ilhas sofrerem influência do furacão.

O Governo dos Açores anunciou neste sábado que estarão em prontidão em São Miguel e Santa Maria 340 elementos dos serviços florestais, ambiente e obras públicas e haverá um reforço das comunicações de emergência para a passagem do furacão Ophelia.

Walther Alvarenga

Post a Comment