O Mundo Emigrante passa por aqui!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Furacão Ophelia atingirá ilhas de Portugal neste sábado

Ilha dos Açores está em alerta vermelho com chegada do furacão
Alerta vermelho está em vigor desde as primeiras horas de hoje
A tempestade tropical Ophelia transformou-se em furacão após os ventos atingirem os 120 quilômetros por hora. Os efeitos deverão sentir-se nas ilhas de Santa Maria e São Miguel, nos Açores – em Portugal -, a partir da tarde deste sábado.
Sete ilhas portuguesas estão em alerta com aproximação do furacão Ophelia – na categoria 2. De acordo com o IPMA (Instituto Português do Mar e da Atmosfera), as ilhas de São Miguel e Santa Maria estão em alerta vermelho com previsão de chegada do furacão entre as 18:00 e às 23:59 (hora local).

Estes alertas devem-se a precipitação forte esperada devido à passagem do furacão Ophelia, de categoria 2, que às 09:00 locais estava a 995 quilómetros a sudoeste dos Açores, deslocando-se em direção ao arquipélago.

Centro Nacional de Furacões mostra aproximação do furacão Ophelia 
O último relatório do Centro Nacional de Furacões (NHC), com sede em Miami, afirma o furacão encontra-se a sudoeste dos arquipélagos dos Açores, movendo-se a uma velocidade de seis quilômetros por hora.

Segundo um comunicado do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), neste sábado não se prevê que as ilhas do Grupo Ocidental (Flores e Corvo) sofram influência deste furacão tropical. 
Para as ilhas do Grupo Central (Faial, Pico, S. Jorge, Graciosa e Terceira), existe uma baixa probabilidade, entre 5 e 10%, de as ilhas sofrerem influência do furacão.

O Governo dos Açores anunciou neste sábado que estarão em prontidão em São Miguel e Santa Maria 340 elementos dos serviços florestais, ambiente e obras públicas e haverá um reforço das comunicações de emergência para a passagem do furacão Ophelia.

Walther Alvarenga

Nenhum comentário