As imagens são incríveis da árvore oca em chamas
O morador Matty McDermott filmou a cena com o celular

Em meio às catástrofes que assolam o mundo, com ameaças de guerra nuclear, corrupção e tantas desavenças, algo misterioso surge para, de alguma forma, chamar a nossa atenção. E o episódio que aconteceu na Califórnia, nos EUA, que deixa todos sem respostas: uma árvore oca que estava pegando fogo por dentro. (Veja vídeo abaixo)

Pode parecer natural, devido aos incêndios, mais à volta da árvore oca não havia focos de incêndios e as chamas por dentro do tronco eram visíveis.

Quem descobriu o fenômeno foi um morador, Matty McDermott, que na buscava uma saída para se safar das chamas que devastam florestas na Califórnia  - 40 pessoas foram mortas e há mais de 400 desaparecidos. Foi quando ele se deparou com o misterioso fato.

“É uma árvore oca, que está pegando fogo por dentro”, disse McDermott assustado. Ele filmou a cena com seu celular e compartilhou um vídeo. “É a coisa mais maluca que já vi”, relata.

Ele conta à CNN: “nunca tinha visto algo assim. Estava procurando rotas de fuga para o caso de precisar escapar. Parei na lateral de uma estrada e vi que estava tudo em chamas”, lembra.

Segundo explicou McDermott, ele deparou-se com a árvore perto de Schellville enquanto explorava a área.

“Pirei quando vi a árvore. Era totalmente hipnotizante. Não queria ir embora, mas estava com muita pressa. Nunca tinha visto nada parecido. Acho que era um carvalho”, afirma McDermott, que está fora de perigo.

Como explicar o fato? O motivo pelo qual a árvore está ardendo por dentro não está claro. Um bombeiro florestal, consultado pela CNN fala em diferentes motivos para a árvore queimar de forma tão pouco usual:

“Se você olhar, o terreno que rodeia a árvore está queimado. É possível que tenha tomado o interior da árvore a partir das raízes, que podem ter conservado o calor que o incêndio deixou ao passar por ali”.

“Também é provável que tenha entrado uma fagulha no interior da árvore e pegado fogo. Se havia lixo e folhas secas dentro da árvore, é bem possível”, acrescenta. 

O site dos parques naturais da Califórnia corrobora esse raciocínio para explicar por que algumas árvores se incendeiam por dentro: “o fogo procura o ponto fraco da árvore”.  (Walther Alvarenga)


(Assista ao vídeo e tire as suas conclusões. É impressionante. Veja!)

Post a Comment