O cão Jacki recolheu os corpos carbonizados de animais
O cãozinho cavou um buraco, próximo de uma igreja, e sepultou animais.

O gesto nobre de um cachorro que atende pelo nome de Jacki, comoveu a Espanha e o mundo. Em meio às chamas de quase trinta metros, o cachorrinho de pelo amarelo e branco aguardou o momento exato para entrar nos escombros, resgatando os corpos de animais mortos no incêndio, que devastou casas, matou pessoas e destruiu áreas imensas na Espanha.

Jacki, com sua mandíbula afiada, pegava os corpos de animais que morreram carbonizados para enterra-los em um buraco que ele mesmo cavou, ao lado de uma igreja de um povoado espanhol.

O cachorrinho trabalhou incansavelmente – nas idas e vindas -, levando para o buraco coelhos, cães, filhotes de várias espécies, chamando a atenção dos moradores locais e de jornalistas que cobriam a catástrofe.   

 Jacki percorreu o cenário fumegante, ainda incandescente sob as cinzas, e segundo alguns moradores passou dois dias entregue a atividade que deixou todos comovidos.  Recolheu sem descanso, com determinação, cadáveres de animais carbonizados.

A imagem captada no momento exato pelo veterano fotojornalista de agência EFE, Salvador Sas, percorre vários países. Para o mundo, o pequeno Jacki acabou se transformando em mãe.

E o que ele transportava em sua boca descendo o caminho da antiga escola de Chandebrito, era um filhote de cachorro, que acabou se transformando, aos olhos de quase todo mundo, em “seu” filhotinho.

Jacki é reverenciado em toda Espanha, pelo gesto nobre e de solidariedade com a sua espécie. Uma lição de vida até mesmo para os incrédulos.


Walther Alvarenga

Post a Comment