O Mundo Emigrante passa por aqui!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Menina britânica causa polêmica ao se vestir como Moana, do desenho Disney.

Radialista Nick Ferrari defende garota vestida de Moana, em Londres.
Debate fala de “apropriação cultural” vestir-se como nativa em Londres
Criou-se grande polêmica no debate realizado nesta segunda-feira na rádio LBC, de Londres, entre uma jornalista, um blogueiro e um popular radialista da emissora, Nick Ferrari. O tema foi o fato de uma garotinha britânica se vestir no Halloween como a personagem Moana, do desenho da Disney.
Para a jornalista, Radhika Sanghani, o fato de a menina estar trajando roupas de outra cultura – no caso da polinésia - traduz “falta de respeito”. Ela alegou que seria "racista" deixar sua filha se vestir como personagem a Moana porque corre o risco de parodiar a cultura polinésia.
O debate esquentou, pois o radialista Nick Ferrari contestou veemente a posição de Radhika, dizendo que as crianças devem se vestir com liberdade, com personagens favoritos no Halloween, independentemente da raça ou gênero.
O argumento ficou mais acalorado depois que um popular blogueiro, Sachi Feris, aconselhou os pais a não vestir seus filhos como personagens de origens diferentes às suas, pois é apropriação cultural".
Ele escreveu: "o desenho Moana é baseado na história real e representa um verdadeiro grupo de pessoas na Polinésia.
"Se vamos vestir uma pessoa real, temos que nos certificar de que estamos fazendo isso de maneira respeitosa. Caso contrário, é como se estivéssemos nos divertindo com a cultura de outra pessoa ", alfinetou.
Acredite, toda polêmica foi provocada por esta garotinha vestida de Moana.
O anfitrião do LBC ficou furioso e disse:  "Bem, vocês têm rótulos, eu não tenho. Não vejo nada de desrespeitoso uma criança se vestidir como uma nativa da polinésia, que mal há nisso?”

Nick Ferrari acrescentou: "Amanhã à noite, muitas crianças entrarão nas ruas e poderemos ter uma criança negra que opte por se vestir como o monstro de Frankenstein, presumivelmente ela não tem permissão para fazer isso? "

A jornalista rebateu: “existe uma clara diferença entre vestir-se como personagem mítico e assustador do Halloween" e um vestido cultural. São situações opostas”

Ferrari insistiu: "O Superman sempre foi retratado como um personagem branco, de modo que o menino negro não pode se vestir como o Superman? Essa pequena criança branca não pode ser Moana porque é apropriação cultural?”

Sanghani disse que o ponto de vista de Ferrari era "idealista" porque “vivemos em um mundo que tem opressões históricas e questões sociais".

Qual a sua opinião, leitor do BLOG, seria mesmo “apropriação cultural” uma garotinha branca se vestir como a Moana, que no desenho é uma nativa da Polinésia?

Walther Alvarenga


Nenhum comentário