Medida de Donald Trump pegou todos de surpresa no país
Nova medida entrará em vigor dia 18 de outubro e gera protestos no país

As duras medidas de Donald Trump contra os imigrantes no país atingiu o ponto máximo essa semana com a nova determinação do republicano, extensiva aos portadores de green card (residentes permanentes) e cidadãos naturalizados. A partir do dia 18 de outubro próximo inicia-se uma verdadeira invasão de privacidade quando serão coletados dados de redes sociais de todos os imigrantes que vivem nos EUA.

A nova medida caiu como uma bomba, gerando protestos em todo país, embora o Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos justifique essa arbitrariedade alegando buscar aprimorar o sistema de segurança dos EUA.

A medida publicada no Federal Register na semana passada deve permitir a busca e coleta de informações nas redes sociais de todos os imigrantes registrados.

Não bastassem às ameaças aos 800 mil jovens imigrantes com o fim do DACA - também conhecido como "Dreamers" -, medida criada por Barack Obama, em 2012, que impedia que imigrantes ilegais trazidos para os EUA quando crianças fossem deportados, agora surge outra improbidade.

A coleta de dados alarmou os grupos de privacidade e advogados de imigração, que expressaram preocupações sobre como o departamento usaria a informação. 

Advogados dizem que eles também se preocupam com o fato de que o monitoramento poderia ingerir informações sobre os cidadãos americanos que se comunicam via mídias sociais com os imigrantes.

Em janeiro deste ano, o inspetor geral do Departamento de Segurança Interna publicou um relatório informando que programas-piloto estariam sendo desenvolvidos pelo departamento para facilitar a busca de informações sobre pessoas que aplicam petições para imigrar aos Estados Unidos.


Walther Alvarenga

Post a Comment