Esta a única imagem que a polícia tem do homem suspeito
Polícia encontra substâncias letais em frascos para bebês nos supermercados

Quem é o homem misterioso que ameaça envenenar alimentos nos supermercados da Alemanha? Ele enviou mensagem as redes de supermercados e farmácias dizendo que irá injetar veneno em comidas de bebês e para adultos, provocando clima de apreensão. Exige 10 milhões de euros (cerca de 37 milhões de reais).

A ameaça se tornou uma perigosa realidade. A polícia encontrou cinco frascos de alimentos para bebês em vários supermercados da cidade de Friedrichshafen (na fronteira com a Suíça e com a Áustria) contaminados com etilenoglicol, substância incolor e com sabor levemente doce que pode provocar sérios danos à saúde humana.

A mensagem chega através de e-mail às várias redes de supermercados, organizações de defesa do consumidor e polícia.

O autor da mensagem diz que tem métodos precisos e rápidos para envenenar comida para bebês e outros alimentos nas lojas nacionais ou estrangeiras das redes de supermercados e farmácias se não receber o dinheiro.

Após ler o e-mail a polícia começou um silencioso trabalho para descobrir os frascos contaminados sem provocar alarme na população. Em vários supermercados esvaziaram as gôndolas e submeteram os frascos a testes em laboratório.

 O resultado foi positivo, fato que convenceu a Promotoria a pôr em marcha uma operação que está provocando inquietação no país: pediu a colaboração da população para descobrir o autor, ou os autores, da chantagem criminosa.

Para facilitar a captura, a polícia divulgou um vídeo no qual se pode ver um homem de cerca de 50 anos, alto, magro, vestido com um casaco preto de couro, calças pretas, sapatos esportivos pretos e um gorro azul.

“O suspeito estava de lentes, talvez para se disfarçar”, afirmou Uwe Stürmer, vice-presidente da polícia de Constança, ao divulgar as imagens do até agora principal suspeito da chantagem. 

“Trata-se de criminosos inescrupulosos, e levamos muito a sério esta ameaça.”
Até sexta-feira a polícia tinha recebido 650 chamadas telefônicas relacionadas às imagens do “suspeito”, mas não houve anúncio de prisão do chantagista, que pede 10 milhões de euros.

Walther Alvarenga

Post a Comment