Jana Novotna morreu em casa, ao lado da família.
Ex-campeã de Wimbledon, Jana Novotna, lutava contra um câncer.
A tenista Jana Novotna, que morreu neste domingo – campeã de Wimbledon em 1998 -, estava lutando contra câncer há vários anos. A  ex-número um do mundo em duplas e número dois em solo, Novotna comemorou seu aniversário de 49 anos no mês passado.

Mas a WTA anunciou em um comunicado: "É com profunda tristeza que a WTA anuncia a passagem, no domingo, 19 de novembro, de Jana Novotna, após uma longa batalha contra o câncer, Jana morreu pacificamente, cercada por sua família em sua República nativa da República Tcheca, com 49 anos.
Campeã de Wimbledon marcou seu nome na história
"Conhecida por seu jogo brilhante e atlético, Novotna ganhou 24 títulos de WTA, em 14 anos, no Circuito Feminino Profissional, juntamente com 76 títulos de duplas. 

Tendo alcançado o final de singles de Wimbledon duas vezes anteriormente, ela derrotou a francesa Nathalie Tauziat para ganhar o título em 1998.

No total, Jana Novotna  ganhou 17 títulos do Grand Slam, incluindo 12 em duplas e quatro em duplas mistas.

"Ela foi três vezes medalhista olímpica e membro da equipe vitoriosa do campeonato da Fed Cup em 1988”,  lembra Steve Simon, CEO da WTA.

"Seu nome, em 2005, foi inserido no Hall do Salão Internacional da Fama do Tênis, entre os grandes tenistas que fizeram história. 

O evento celebrou o seu sucesso profissional, que fez de Jana Novotna uma inspiração para aqueles que a conheceram e para muitos jogadores da WTA no campo de tênis profissional. Nos últimos anos, ela fez a transição para Treinamento profissional ", ressalta.

Steve Simon, acrescentou: "Jana foi uma inspiração tanto para fora como para fora para quem teve a oportunidade de conhecê-la. Sua estrela sempre brilhará na história da WTA. Nossas condolências e nossos pensamentos estão com a família de Jana ".

Walther Alvarenga



Post a Comment