Correr pode trazer complicações para as articulações, diz estudo.
Médica diz que correr não faz bem para articulações e sistema digestivo.

Nem sempre o que se pensa ser o correto traz os devidos benefícios. Principalmente quando se trata da saúde do corpo e da mente, em plena era da mecanização.

 I-Min Lee, professora de Medicina e Epidemiologia da Faculdade de Medicina de Harvard, nos EUA, diz que se engana quem acha que correr uma maratona é a maneira mais simples de manter a forma física.

Segundo I-Min Lee, correr longas distâncias não faz bem para as articulações nem para o sistema digestivo.

Sua proposta de atividades esportivas inclui outros exercícios que trazem benefícios que vão desde a perda de peso até o ganho de músculos, proteção do coração e fortalecimento dos ossos.

Tai chi chuan indicado para todas idades, segundo médica de Harvard.
Tai chi chuan - Por exemplo, segundo a médica, Tai chi, arte marcial chinesa combina uma série de movimentos delicados e fluidos para criar uma espécie de meditação em movimento.

“O exercício é praticado lenta e suavemente com um alto grau de concentração e dá especial atenção para a respiração em profundidade”, alerta.

Caminhar combate a depressão e o estresse
Caminhar - Outra sugestão da senhora Lee é caminhar durante pelo menos 30 minutos, mesmo sendo em ritmo moderado ou pausado. A atividade pode trazer benefícios para a mente e para o corpo.

Pessoas com depressão severa, o caminhar pode contribuir para uma redução clinicamente importante e estatisticamente significativa da mesma. Combate à depressão e eleva o estado de ânimo e a diminuir o estresse, entre outros benefícios.

Natação melhora saúde do coração e protege o cérebro
Natação - Além de trabalhar quase todos os músculos do corpo, a natação eleva a frequência cardíaca e pode melhorar a saúde do coração e proteger o cérebro da deterioração relacionada à idade.

Diz I-Min Lee que a natação pode ser praticada em todas as idades, com o devido acompanhamento e orientação.  

Portanto, o estudo apresentado pela professora de Medicina e Epidemiologia da Faculdade de Medicina de Harvard descarta as longas corridas, que podem trazer problemas para o sistema digestivo e não emagrece.

Walther Alvarenga


Post a Comment