Tremores provocam desabamentos na Coreia do Sul
O Anel de Fogo estremece em meio ao medo de um teste de mísseis
Um terremoto de magnitude 5,4 ocorreu perto da Coréia do Norte, de acordo com a agência meteorológica da Coréia do Sul. O abalo balançou a costa perto de Pohang, na Coréia do Sul, no mar do Japão. Há suspeitas de que seja outro experimento nuclear de Kim Jong-un.
Segundo especialistas os tremores na Coréia do Norte pode ter sido resultado de lançamento de mísseis.
Em setembro, os especialistas estavam monitorando Pyonggang depois que Kim Jong-un desencadeou um terremoto com um de seus testes.
Terremoto balança a península coreana
O chefe da agência de monitoramento de testes nucleares CTBTO disse que seus analistas estavam "olhando a atividade sísmica incomum" na Coréia do Norte.
O terremoto abalou os edifícios e fez cair os livros das prateleiras, com tremores até Seul - a quilômetros de onde atingiu. Pelo menos quatro pessoas ficaram feridas, confirmaram autoridades de desastres.
O terremoto ocorreu às 14h29 (horário local) e uma série de abalos foram sentidos logo após, disse a Administração Meteorológica da Coréia.
O terremoto é o segundo maior a atingir a Coréia do Sul. Um terremoto de magnitude 5,8 em setembro do ano passado foi registrado como o mais poderoso que o país sofreu.
Abalos atingem centro comercial e deixam todos assustados
O primeiro-ministro da Coréia do Sul, Lee Nak-yon, ordenou ao Ministério do Interior que fizesse tudo para ajudar as vítimas. O presidente Moon Jae-in, que estava retornando de uma viagem do sudeste asiático, estava programado para presidir uma reunião de emergência em Cheong Wa Dae no final do dia.
Coreia do Norte e Coréia do Sul estão localizadas na região conhecida como Anel de Fogo - que se estende ao redor do Oceano Pacífico e é um ponto de acesso para a atividade sísmica.

Walther Alvarenga

Post a Comment