Marinha da Argentina encerra buscas por sobreviventes do submarino
Fim da busca por sobreviventes no submarino ARA San Juan

Aos poucos, a busca pelo submarino ARA San Juan no Atlântico sul vão cessando. As esperanças são remotas. E duas semanas após o desaparecimento do submarino, a Marinha argentina anunciou nesta sexta-feira o fim das buscas por sobreviventes.

O porta-voz da Armada. Enrique Balbi, afirmou que prosseguirão as buscas pelo submarino, mas que já está afastada a hipótese de haver ainda "salvamento de pessoas".

Imagens de tripulantes no início da missão do ARA San Juan
O ARA San Juan desapareceu a 15 de novembro com 44 pessoas a bordo. Na última comunicação, o comandante alertou para o início de um incêndio a bordo.

Desde então as autoridades perderam o rasto ao submersível, com as operações de busca das últimas duas semanas a revelarem-se infrutíferas.

Alguns familiares ainda não perderam as esperanças
Na passada semana a Marinha admitiu que houve uma explosão no submarino, duas horas depois da última comunicação.

O Ministério da Defesa e a Marinha vão continuar agora com a fase seguinte, reduzida à busca, e já não ao resgate, do San Juan.

Os familiares dos tripulantes entraram em desespero, mas não há mais o que fazer, diante de chance remota de encontrar alguém com vida. O clima é de desolação absoluta e crítica à Marinha argente pela tragédia.


Walther Alvarenga

Post a Comment