Presidente turco, Recep Erdogan, adverte Trump sobre perigo iminente.
O assunto vem sendo debatidos entre os líderes do Oriente Médio
Como se não bastassem às inúmeras provocações do presidente Donald Trump em seus comentários ardilosos, agora a situação torna-se mais agravante desde que o republicano anunciou que os EUA vão reconhecer Jerusalém com a Capital de Israel.
A decisão de Trump de mudar a Embaixada americana de Tel-aviv para Jerusalém caiu como bomba, inclusive, revoltando o presidente da Turquia, Recep Erdogan.
O presidente turco aumentou o tom da voz e advertiu: "Jerusalém é uma linha vermelha para os muçulmanos. Poderíamos até cortar os laços diplomáticos com Israel sobre a questão ". 
Reconhecer Jerusalém como Capital gera descontentamento
Funcionários da Casa Branca na semana passada disseram que o presidente Trump ao reconhecer Jerusalém como a capital de Israel, criou um movimento controverso, podendo ameaçar a paz no Oriente Médio. 

O rei Abdullah, da Jordânia, alertou que a decisão teria "perigosas repercussões na segurança e na estabilidade". 

“O senhor Trump convocou os líderes da região para discutir seu plano. Os locais sagrados da cidade em Jerusalém Oriental são sagrados para cristãos, judeus e muçulmanos, e Israel e a Palestina o reivindicam como sua capital”, lembrou o rei. 

Os desdobramentos do assunto nesta quarta-feira vêm dando o que falar, com líderes no Oriente Médio debatendo a questão. E se Jerusalém passar a ser a capital de Israel, poderá desencadear conflitos diplomáticos.


Walther Alvarenga

Post a Comment