Lucas Codognolla estudou Ciências Políticas nos EUA

Como 800 mil jovens, Lucas Codognolla está no programa DACA
Cerca de 800 mil jovens, que chegaram crianças nos EUA, de forma ilegal, acompanhado dos pais, tiveram voto de misericórdia através do Programa Daca, assinado pelo ex-presidente Barack Obama – revogado pelo Presidente Donald Trump –, que os protegia da deportação, concedendo-lhes visto renovável, por dois anos, com direito a estudar e trabalhar no país. 
Evidente que a situação mudou para os chamados Dreamers na administração Trump, e agora se encontram em condições de abandono, pois o Congresso parece ter desistido de lutar por eles.
E é assim que se sente o jovem Lucas Codognolla, de 27 anos, natural de Poços de Caldas (MG) e outro beneficiário do programa DACA. Lucas, formado em Ciências Políticas e que ocupa o cargo de diretor de uma organização que auxilia imigrantes sem documentação, chegou aos EUA aos nove anos, acompanhado dos pais.
Trump revogou programa assinado por Barack Obama
A família quando desembarcou cheia de sonhos nos EUA foi morar em Nova York. Eram os primeiros passos em reduto americano. "Eu me lembro de chegar aqui em abril do ano dois mil. O segundo dia que chegamos já nevou e foi a primeira vez que vi neve na minha vida. Para mim foi uma experiência bem legal", lembra o rapaz.
"Mas com nove anos de idade, não sabia que eu ia entrar nesse problema de estatuto migratório", enfatiza. Segundo Lucas, uma criança ou jovem que chega a um país estrangeiro assume muitas responsabilidades desde cedo.
"Entrei na escola e não tinha muitas pessoas que falavam português, então aprendi muito rápido o inglês. Eu era a pessoa que traduzia para os meus pais quando pedíamos comida ou quando eles iam ao 'doutor', à farmácia, tudo”, relata.
“Era uma responsabilidade bem grande para uma criança, então assimilei muito rápido a cultura dos norte-americanos."Lucas é o mais velho de quatro irmãos. Ele e sua família tem autorização para permanecer no país – os dois irmãos mais novos são cidadãos norte-americanos, nasceram nos EUA, e o terceiro tem visto permanente.
Quem o DACA beneficia - Para ser beneficiado pelo Daca, é preciso preencher alguns requisitos: ter chegado aos EUA com menos de 16 anos de idade; ter no mínimo 15 anos e até 31 anos, completados no máximo até 15 de junho de 2012; ter vivido nos EUA de maneira ininterrupta desde 2007; ter Ensino Médio, ou ter servido nas Forças Armadas; e não ter antecedentes criminais. 
Walther Alvarenga

Post a Comment