"Mona Lisa africana" é reencontrada e será leiloada 

Encontrado quadro de princesa nigeriana criado pelo artista Enwonwu

O quadro é considerado "Mona Lisa Africana", pintado em 1974 pelo artista Enwonwu. É o retrato da princesa nigeriana Ife Adetutu Ademluyi, conhecida como "Tutu", que representa o símbolo da reconciliação na Nigéria após a guerra de Biafra.

Endwonwu pintou três versões, todas desapareceram misteriosamente depois de sua morte em 1994. Uma das três pinturas foi recentemente encontrada em um apartamento em Londres e será leiloada pela casa de Bonhams em 28 de fevereiro.

O quadro da Mona Lisa é um dos mais esperados no leilão
"É uma pintura lendária, o mundo inteiro se perguntava onde  estava a obra de Tutu”, comentou o romancista nigeriano Ben Okri, vencedor do Prêmio Booker.

“No quadro o artista não representou simplesmente uma menina, mas toda a tradição. É um símbolo de esperança e regeneração em nosso país, o símbolo da fênix que nasce das cinzas ", acrescentou Ben.

Giles Peppiatt, diretor da casa de leilões de Bonhams
Giles Peppiatt, diretor da arte africana moderna na casa de leilões de Bonhams, é quem identificou o trabalho como original, obra do artista Enwonwu.

"Eu fui para o apartamento em Londres, onde o quadro foi encontrado, e quando eu o vi pendurado na parede, imediatamente percebi que não era uma falsificação. A família que possuía isso não sabia que eles tinham uma obra-prima na casa, ficaram maravilhados ".

Entenda a história - A princesa é descendente do grupo étnico yoruba, enquanto o artista pertence ao Igbo. "Isso imediatamente se tornou um importante exemplo de reconciliação - lembra Eliza Sawyer, uma especialidade africana para Bonhams.

Enwonwu foi ao redor das aldeias e pintou cenas e personagens locais. Quando viu essa garota, ele pediu-lhe para pintá-la, pensando em agradá-la e ignorando quem ela era.

"O artista estava no auge de sua carreira, a modelo era uma princesa e a pintura estava perdida. Tudo isso ajudou a alimentar o mistério. Também porque foi dito que Enwonwu estava secretamente apaixonado pela modelo, uma mulher muito encantadora ", diz Eliza Sawyer.

Os especialistas estimam que o trabalho, exibido pela primeira vez em 1975 na Embaixada italiana em Lagos, pode ser vendido entre 200 e 300 mil euros, um recorde para um artista nigeriano. E o leilão também será transmitido ao vivo na capital nigeriana.

Walther Alvarenga


Post a Comment