Terremoto atinge Hualien, em Taiwan, com mortes e destruição.


Bombeiros percorrem a cidade em busca de sobreviventes
Pelo menos duas pessoas morreram, 219 feridas e mais 150 desaparecidas após um terremoto de magnitude 6,4 que atingiu a cidade costeira de Hualien, em Taiwan, pouco antes da meia-noite (horário local) nesta terça-feira, disseram autoridades.
Os bombeiros percorrem os escombros de edifícios destruídos numa operação de busca por sobreviventes e por pessoas desaparecidas após o terremoto devastador perto da popular cidade taiwanesa.
Incêndios e destruição por toda cidade taiwanesa

Os trabalhadores de emergência cercaram um hospital militar danificado na área, as janelas estavam destruídas e o prédio afundou no chão com um estranho ângulo de 40 graus.
O gerente de um restaurante perto do hospital, Lin Ching-wen, disse: "Ainda estávamos abertos quando aconteceu. Peguei minha esposa e filhos e acabamos correndo e tentamos resgatar pessoas".
Crateras foram abertas no asfalto. Locais intransitáveis.

A mídia taiwanesa informou que um hotel conhecido como o Beautiful Life Hotel estava inclinando-se. Os bombeiros trabalharam duro para evitar mais catástrofe, auxiliados por moradores e demais voluntários.
Um trabalhador de manutenção que foi resgatado depois de ser preso no porão do hotel disse que a força do terremoto era incomum.Muitos deles acreditavam estar ainda presos dentro de edifícios, incluindo um hospital militar, após o terremoto atingir cerca de 22 km a nordeste de Hualien, na costa leste de Taiwan.
Bombeiros trabalham duro no resgate de sobreviventes

Os moradores esperaram e observaram ansiosamente quando a emergência buscava moradores presos em blocos de apartamentos. Hualien é o lar de cerca de 100 mil pessoas. Suas ruas foram destruídas pela força do terremoto, com cerca de 40 mil casas sem água.
O porta-voz do gabinete, Hsu Kuo-yung, disse: "Estamos colocando uma prioridade sobre as pessoas de Hualien serem capazes de voltar para casa para verificar seus entes queridos".
Desabrigados aguardam socorro das autoridades locais

O presidente Tsai Ing-wen foi ao local do terremoto no início desta quarta-feira para ajudar as operações de resgate. O presidente pediu ao gabinete e aos ministérios relacionados que iniciem imediatamente o" mecanismo de desastre "e trabalhem com a taxa mais rápida de trabalho de socorro em desastres.
O Taiwan Semiconductor Manufacturing Co, o maior fabricante de chips e maior fornecedor de maçãs do mundo, disse que as avaliações iniciais ainda não mostraram impacto do terremoto.
Taiwan é uma ilha autogovernada que a China considera parte do seu território. Fica perto da junção de duas placas tectônicas e é propensa a terremotos.
Mais de 100 pessoas foram mortas em um terremoto no sul de Taiwan em 2016, e alguns taiwaneses continuam marcados por um terremoto de magnitude 7,6 que foi sentido em toda a ilha e matou mais de 2.000 pessoas em 1999.
Walther Alvarenga

Post a Comment